Saiba como desempedrar o leite rapidamente

Saiba como desempedrar o leite rapidamente

Como desempedrar o leite

Como desempedrar o leite de forma rápida? Como prevenir? Quais são os sintomas? Saiba tudo sobre!

 

O leite materno é indispensável para o desenvolvimento do bebê, além de garantir um momento de maior conexão entre mãe e filho. É considerado o alimento mais completo do mundo e, por meio dele, a criança consegue extrair todos os nutrientes necessários para crescer de forma saudável. É por isso que uma das maiores preocupações de toda mãe é o momento da amamentação. No entanto, existe um desconforto que hora ou outra pode aparecer: o leite empedrado.

Mas não se preocupe, essa condição é comum e a Lillo preparou um conteúdo especial para que você entenda tudo sobre o assunto e saiba como desempedrar o leite de maneira rápida.

Em primeiro lugar, é importante entender por que isso acontece. O ingurgitamento mamário, nome técnico da condição, ocorre devido ao acúmulo e retenção de leite nos alvéolos da mama. Muitas situações podem desencadear o problema.

Por exemplo, como cada organismo reage de uma forma, algumas mulheres podem ter uma produção de leite muito elevada, e o bebê dificilmente consegue ingerir a quantidade necessária para aliviar a pressão das mamas. Assim, os ductos lactíferos sofrem uma compressão, impedindo a passagem do leite. O leite, por sua vez, começa a formar grumos que não podem ser expelidos.

O desafio de como desempedrar o leite é pertinente a várias mamães

 

Nas situações descritas acima, um médico deve ser consultado não apenas para avaliação do quadro, mas também para recomendar posições de amamentação mais benéficas para o bebê lidar com a grande quantidade de leite.

No entanto, quando a mãe passa muitas horas sem amamentar (como acontece com o retorno ao trabalho e a rotina anterior à gravidez) ou quando o bebê ainda está aprendendo a sugar o leite ou no fim da amamentação também são considerados fatores desencadeantes.

 

Sintomas de leite empedrado

Bebê chorando no colo da mãe

 

Uma das razões que podem tirar o sono da mãe, é não saber como desempedrar o leite rápido. Isso porque o principal sintoma é a dor na região das mamas. O desconforto pode ser moderado ou forte, os mamilos ficam rígidos e sensíveis, os seios ficam duros e doloridos e as mães relatam sentir “pontadas latejantes” no local.

Há um aumento da vascularização na mama e pode provocar a interrupção na produção do leite. A condição pode ser acompanhada de mal-estar generalizado e febre. Nessa fase pode ser difícil usar sutiã, ainda que seja um específico para amamentação com abertura frontal.

Ao tentar amamentar o bebê, com o leite empedrado, a mãe pode sentir uma dor difusa, uma vez que as partes sólidas fazem pressão para sair. No entanto, pouco tempo depois a sensação de alívio surge, pois reduz a compressão local.

 

Como desempedrar o leite rapidamente?

É importante saber como desempedrar o leite para evitar dores

 

O maior desejo das mães que sofrem com a alta produção de leite materno é saber como desempedrar o leite de forma rápida. Existem algumas dicas que podem ser seguidas para aliviar os sintomas e evitar que a condição seja reincidente. Confira a seguir:

 

  • Massagens compressivas em movimentos circulares ao redor do seio podem ser muito eficientes. Ao perceber o endurecimento das mamas, insista nessa técnica várias vezes ao dia e tenha paciência. Os grumos levam algum tempo para se dissolver.

 

  • Caso haja um excesso na produção de leite, aproveite o momento da massagem para ordenhar a mama. Colete o leite em um frasco próprio e congele em seguida.

 

  • Faça compressas frias na região. Muitas pessoas acreditam que a compressa quente traz um maior alívio, mas ela também aumenta a produção de leite; então, tenha muito cuidado com isso.

 

  • Evite banhos quentes, opte por uma temperatura entre morna e fria. O calor estimula a circulação sanguínea e produz o mesmo efeito da compressa quente.

 

  • Aposte em uma bomba coletora de leite, seja na versão elétrica ou manual. Especialmente se for passar muito tempo longe do bebê, assim evita o acúmulo de líquido nos seios.

 

Erros comuns podem provocar ingurgitamento

Mulher em consulta médica

 

Amamentar de forma equivocada também pode ter como consequência a formação de grumos. Para saber como desempedrar o leite, também é preciso entender dois pontos importantes relacionados ao aleitamento.

Você já deve ter ouvido falar que o tempo entre uma mamada e outra deve ser de pelo menos três horas. O leite em livre demanda supre as necessidades do bebê e evita que as mães sofram com a formação de grumos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bebê deve ser amamentado sempre que sentir fome, especialmente nos primeiros três meses de vida. Isso porque o leite materno passa por determinadas fases e, no primeiro trimestre após o parto, ele é mais ralo, o que torna a digestão muito mais rápida para o pequeno.

Não é raro que, apenas uma hora após ser alimentado, o bebê chore e os pais acreditem que a causa seja sono ou incômodo pela fralda molhada. É importante ter atenção, pois na realidade pode ser fome.

Com o passar do tempo, a mãe aprende a diferenciar o choro de fome de outros incômodos. A partir do segundo trimestre, fica mais fácil conseguir ritmar as mamadas, pois o leite torna-se mais viscoso e concentrado.

Outro erro comum durante a amamentação, e que pode impactar diretamente na formação de partículas sólidas no leite, é oferecer apenas um seio. Todo bebê tem uma mama preferida, e isso pode acontecer por diversos fatores, como: posição mais confortável, a forma como a mãe segura, a intensidade de leite que sai daquela mama, maior facilidade de sucção etc.

Mas esse hábito pode empedrar o leite do “seio esquecido”. Então, como desempedrar o leite rápido? Ofereça as duas mamas, desde o início. Isso ajuda a esvaziar os dois seios de forma natural e mantém a produção de leite.

 

Vários episódios de leite empedrado, e agora?

Ainda que seja um problema extremamente comum entre as lactantes, ele requer atenção. Não apenas pelo desconforto em si. Não seguir as dicas que já foram passadas pode agravar o caso, e, o que antes era apenas leite empedrado, pode se tornar um quadro de mastite. Assim, o aleitamento pode ser prejudicado e um planejamento médico, incluindo medicações, deverá ser seguido.

Dito isso, se os episódios de leite empedrados forem recorrentes e em uma janela de tempo muito curta, não deixe de procurar ajuda médica para um correto diagnóstico e plano de ação.

Por fim, vale citar que as mamães podem encontrar auxílio de forma gratuita na Rede de Bancos de Leite Humano (rBLHs).

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade
Anterior Estou grávida, e agora? Saiba tudo sobre os primeiros passos e exames
Próximo Bebê com alergia do calor: o que fazer?

Conheça nosso Blog

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade e gostaria de receber e-mails de marketing e / ou promocionais da Lillo

Mucambo S/A - CNPJ: 15.107.246/0004-87 Copyright © 2020 - Lillo Store. Todos os direitos reservados