Estou grávida, e agora? Saiba tudo sobre os primeiros passos e exames

Estou grávida, e agora? Saiba tudo sobre os primeiros passos e exames

Estou grávida, e agora?

A pergunta “Estou grávida, e agora?” é comum a várias mamães, principalmente as de primeira viagem.

 

A gravidez pode ser descoberta em duas situações diferentes: para quem estava tentando engravidar há algum tempo, a notícia traz muita felicidade e emoção, além de alívio por saber que o sonho de ser mãe vai se realizar.

Para quem não tinha planejado ter um bebê, mas aceita essa mudança na vida, a novidade pode causar um pouco de medo e gerar algumas dúvidas, que vão diminuindo ao longo dos meses com o acompanhamento.

Em ambos os casos, porém, surgem dúvidas. Afinal, até a mais preparada e informada das gestantes pode se sentir um pouco confusa assim que compreende, de verdade, que será mãe.

Você acabou de descobrir que está grávida e está cheia de emoções e perguntas. O que fazer agora? Quais são os cuidados que você deve ter? Quais são os exames que você deve fazer? Como se preparar para a chegada do bebê?

Nessa matéria especial, vamos te ajudar a passar pela gravidez com tranquilidade e muita informação. Vamos te mostrar os primeiros passos e exames que você deve fazer depois de receber o positivo e os próximos passos até a chegada do bebê. Acompanhe!

Estou grávida, e agora? O primeiro passo é ter um acompanhamento médico

 

Estou grávida, e agora? Calma! Primeiro confirme a gravidez

O primeiro passo depois de suspeitar que está grávida é confirmar a gravidez. Você pode fazer um teste de farmácia, que detecta a presença do hormônio HCG na urina, ou um exame de sangue, que é mais preciso e pode indicar a idade gestacional.

Se o resultado for positivo, parabéns! Você está prestes a viver uma das experiências mais incríveis da sua vida. Mas se o resultado for negativo e você ainda tiver sintomas de gravidez, como atraso menstrual, enjoos, cansaço e sensibilidade nos seios, procure um médico para fazer uma avaliação mais detalhada.

 

Escolha um médico

Com o resultado positivo em mãos, o próximo passo é escolher um médico que vai te acompanhar durante toda a gravidez e o parto. Você pode optar por um ginecologista-obstetra, que é o profissional especializado em saúde da mulher e em gestação, ou por um médico de família, ou seja, aquele que cuida da saúde de toda a família.

O importante é escolher um médico que te transmita confiança, segurança e respeito. Você deve se sentir à vontade para tirar todas as suas dúvidas e expressar seus desejos e expectativas em relação à gravidez e ao parto.

 

Faça o pré-natal desde o início

O pré-natal é o acompanhamento médico que visa a garantir a saúde da mãe e do bebê durante a gestação. Então, se você está no dilema “estou grávida, e agora?” Saiba que o pré-natal deve estar no topo da sua lista de prioridades. Ele consiste em uma série de consultas e exames que devem ser feitos regularmente até o nascimento do bebê.

Com esse acompanhamento, você pode receber orientações sobre alimentação, atividade física, suplementação de vitaminas, vacinação e outros cuidados essenciais para uma gravidez saudável.

Além disso, o pré-natal permite identificar possíveis problemas ou complicações na gestação, como diabetes gestacional, hipertensão arterial, infecções urinárias, anemia, placenta prévia, entre outros. Quanto mais cedo esses problemas forem diagnosticados e tratados, menores são os riscos para mãe e o bebê.

Gestante em consulta médica

 

Faça todos os exames necessários

Os exames fazem parte do pré-natal e servem para avaliar a saúde da mãe e do bebê. Eles podem ser divididos em três tipos: laboratoriais, de imagem ou ultrassonográficos e complementares.

Os exames laboratoriais são aqueles feitos com amostras de sangue, urina ou secreções. Eles servem para verificar se a mãe tem alguma doença infecciosa ou crônica que possa afetar o bebê ou a gestação. Alguns exemplos são: hemograma completo, glicemia, tipagem sanguínea, sorologia para HIV, sífilis, hepatite B e C, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus.

 

Exames ultrassonográficos

Os exames ultrassonográficos são exames que usam um aparelho que emite sons para ver o seu bebê dentro da barriga. Eles servem para saber a idade do bebê, se ele está crescendo bem, se ele tem algum problema de saúde ou se ele tem algum irmãozinho junto. Alguns exemplos são:

 

Ultrassonografia transvaginal

Deve ser realizada logo no começo da gravidez, colocando um aparelhinho dentro da vagina. Serve para confirmar que você está grávida mesmo, saber quantos bebês você tem e se eles estão com saúde.

 

Ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre

Costuma ser feita entre 11 e 14 semanas de gravidez, colocando um aparelho na barriga. Ajuda a descobrir se o seu bebê tem algum problema nos cromossomos, como a síndrome de Down, medindo a espessura do pescoço dele e vendo outras coisas. Esse exame é muito importante para quem está grávida e quer saber se o bebê tem algum problema genético.

 

Ultrassonografia morfológica do segundo trimestre

Recomendada entre 20 e 24 semanas de gravidez, é feita por meio de um aparelho posto na barriga. Esse exame investiga o útero para ver como o seu bebê está formado, se ele tem algum problema no coração, na cabeça, nos braços ou nas pernas. É nessa fase onde já é possível ver o rostinho do bebê e saber se ele está bem formado.

 

Ultrassonografia obstétrica com doppler

Realizada em qualquer fase da gravidez, esse ultrassom serve para ver como o sangue está circulando entre você e o seu bebê, se ele está recebendo tudo o que precisa para crescer saudável.

 

Ultrassonografia obstétrica

A mamãe faz a partir do terceiro trimestre de gravidez, colocando um aparelho na barriga. Ele serve para ver quanto o seu bebê pesa, quanto de água tem na bolsa e onde a placenta está.

Estou grávida, e agora? É preciso manter uma dieta equilibrada

 

Estou grávida, e agora? Como planejar a chegada do bebê?

Antes do seu pequeno chegar, você precisa se preparar para recebê-lo da melhor forma possível. E isso vai além do acompanhamento médico e exames. Mas como fazer isso sem se estressar ou se esquecer de algo importante? Trouxemos algumas dicas valiosas para esse momento. Veja abaixo:

 

Alimente-se de forma saudável

A alimentação da gestante é fundamental para a saúde dela e do bebê. Você deve aumentar a ingestão de proteínas, vitaminas e ferro, mas sem exagerar nas quantidades. Você não precisa comer muito, mas, sim, comer bem e de forma equilibrada.

Evite alimentos gordurosos, frituras, doces e refrigerantes, que podem causar ganho de peso excessivo e problemas como diabetes gestacional e hipertensão. Prefira alimentos naturais, integrais, frutas, verduras e legumes, todos eles ricos em nutrientes e fibras. Também beba bastante água para se hidratar e evitar inchaços.

Deixe a casa bem organizada para o período da gravidez

 

Organize a casa com antecedência

A casa deve estar pronta para receber o bebê antes que ele chegue. Isso significa limpar e arrumar todos os cômodos, especialmente o quarto do bebê. Você deve escolher os móveis, os objetos de decoração, as roupas de cama e os brinquedos com cuidado e carinho. Procure deixar tudo bonito e aconchegante para o seu filho. Lembre-se também de lavar as roupinhas do bebê com sabão neutro ou específico para bebês.

 

Prepare uma lista de compras

Além das roupinhas, você vai precisar de outros itens essenciais para cuidar do pequeno nos primeiros meses. Por isso, prepare uma lista de compras com fraldas, lenços umedecidos, pomada para assaduras, shampoo, sabonete, creme hidratante, algodão, álcool 70%, termômetro, aspirador nasal, tesourinha de unha, chupeta, mamadeira, escova de limpeza, esterilizador de micro-ondas, babador, toalha com capuz, manta, cueiro, fralda de pano, pano de boca, trocador portátil, bolsa térmica, além da bolsa maternidade.

Você também pode incluir itens como carrinho de bebê, bebê conforto, sling ou canguru, cadeirinha de descanso ou balanço e tapete de atividades.

Gestante meditando

 

Cuide da sua saúde emocional

A chegada do bebê é um momento de muita alegria e emoção, mas também pode trazer alguns sentimentos negativos, como medo, insegurança, ansiedade e tristeza. Isso é normal e faz parte do processo de adaptação à nova realidade. Por isso, cuide da sua saúde emocional e procure apoio nas pessoas que você confia.

Converse com o seu parceiro ou parceira sobre os seus sentimentos e expectativas. Participe de grupos de gestantes ou mães para trocar experiências e dicas. Busque atividades que te relaxem e te façam bem, como meditação, yoga ou leitura. Se necessário, procure ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.

Agora que você já sabe como se preparar para a chegada do bebê aquela perguntinha “estou grávida, e agora?”, já não parece tão assustadora, não é? Aproveite esse momento tão especial com tranquilidade e confiança.

Lembre-se de que você não está sozinha e que pode contar com a ajuda de uma rede de apoio para cuidar do seu bebê e de você mesma.

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade
Anterior Lóquio: o que é, como cuidar e quando se preocupar
Próximo Saiba como desempedrar o leite rapidamente

Conheça nosso Blog

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade e gostaria de receber e-mails de marketing e / ou promocionais da Lillo

Mucambo S/A - CNPJ: 15.107.246/0004-87 Copyright © 2020 - Lillo Store. Todos os direitos reservados