FIQUE DE OLHO NO PESO DA MOCHILA DO SEU FILHO

FIQUE DE OLHO NO PESO DA MOCHILA DO SEU FILHO

FIQUE DE OLHO NO PESO DA MOCHILA DO SEU FILHO

Os livros, cadernos, pastas, brinquedos ou roupas já pesam na mochila do seu pequeno. Isso sem contar a caixinha de lápis de cor, agenda escolar, caderno de desenho e o lanche. Somando tudo isso, o peso da mochila pode chegar a ultrapassar o peso da criança, o que pode ser prejudicial à sua saúde. O alerta vai para os pais: as crianças que carregam mochilas muito pesadas correm o risco de sentir dores nas costas, desenvolver postura incorreta e apresentar desvios na coluna vertebral.

De acordo com Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), a recomendação é que o aluno carregue até 10% do peso corporal para não ter problemas de postura. “Quando a mochila está acima do peso da criança, automaticamente ela faz um esforço além do que poderia suportar, o que pode provocar transtornos como estresse muscular e dor nas costas. Se o peso da mochila não for adequado, a criança pode enfrentar problemas sérios de coluna no futuro”, explica.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o uso inadequado de mochilas é um dos motivos que levam 85% da população a sofrer de dores nas costas.

Entretanto, apesar do que se pensa, desvios na coluna não aparecem porque a criança carrega muito peso nas costas. Apenas em casos extremos isto ocorre. A escoliose atinge crianças entre 8 e 12 anos, e nesses casos o peso da mochila passa a ser um agravante da doença. “Para diagnosticar a escoliose ou a dor nas costas provocada pelo peso da mochila, é feito um raio X, além de um exame no local em que a dor é frequente”, ressalta o neurocirurgião.

E quando a criança reclamar de dor nos braços, pernas ou mãos, não deixe de consultar um médico. “Geralmente esses sintomas estão relacionados ao aumento da curva que fica próxima à base da coluna ou da curvatura no meio da costas, deixando ombros e pescoço inclinados para a frente e formando uma corcundinha. Má postura e movimentos bruscos podem comprimir o “amortecedor” que está localizado entre uma vértebra e outra. O resultado é dor aguda na hora de fazer um determinado movimento”, ressalta Mandel.

A posição certa
Para não ter problemas no futuro, a criança deve usar as duas alças para carregar a mochila. “O ideal é evitar usar uma alça só, pois pode acarretar sérios problemas de coluna”, alerta o médico.

O fundo da mochila deve ficar apoiado na curva da lombar. É recomendado que não fique mais de 10 centímetros abaixo da região da cintura. “Verifique se as alças da mochila do seu filho estão ajustadas para que a mochila se adapte à coluna lombar. Caso ela fique solta nas costas, o peso da mochila pode puxar o corpo para trás, o que pode ser prejudicial”, esclarece o especialista.

E o modelo?
Opte pelas mochilas com duas alças e com menos bolsos, evitando que a criança carregue mais acessórios, e observe a largura da mochila, que não deve ultrapassar a largura do dorso da criança.

Quanto às mochilas de rodinhas, elas são recomendadas para situações em que a criança não tenha que subir ou descer escadas.

Quando for arrumar a mochila de seu filho, a dica é colocar apenas o material que será utilizado naquele dia. Os livros maiores podem ser deixados nos armários da escola. Caso seja inevitável levar muito material para o colégio, a criança precisará da ajuda dos pais para carregar os materiais.

Fonte: Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) (Materlife)

aviso-portal

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade
Anterior INTUIÇÃO MATERNA
Próximo Fertilidade Feminina Reduz 90% depois dos 30 anos

Conheça nosso Blog

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade e gostaria de receber e-mails de marketing e / ou promocionais da Lillo

Mucambo S/A - CNPJ: 15.107.246/0004-87 Copyright © 2020 - Lillo Store. Todos os direitos reservados