Quando um bebê está a caminho, a pergunta que não quer calar é: quando a barriga começa a crescer? Confira.
Com o teste de gravidez positivo em mãos, uma das perguntas mais comuns a surgirem na cabeça de toda mulher é: quando a barriga começa a crescer?
A resposta para as mamães, principalmente as de primeira viagem é: não existe um momento exato! Afinal, este crescimento dependerá de diversos fatores que irão variar de pessoa para pessoa.
Algumas conseguem perceber a diferença logo no primeiro trimestre, outras notam apenas a partir do segundo. Existem casos, inclusive, em que a barriga se torna mais notável apenas no terceiro, e último, trimestre.
Algumas gestantes, por exemplo, podem sentir a calça jeans começando a apertar uma semana após a descoberta da gravidez.
Entretanto, esse inchaço não está relacionado com o crescimento da barriga mas sim com a grande mudança hormonal que está acontecendo em seu organismo. Assim, pode haver um acúmulo de gases, má digestão e irregularidades intestinais.
Durante este texto, mergulharemos em todos estes pormenores que determinam quando a barriga começa a crescer e te ajudaremos a diminuir um pouco desta ansiedade comum a todas as gestantes.
De maneira geral, quando a barriga começa a crescer?
Via de regra, a maioria das mulheres grávidas notam os primeiros sinais da barriga despontando entre a 12ª e a 16ª semana de gestação. É justamente neste período em que o útero começa a se esticar logo acima do osso púbico, aquele localizado acima da vagina. Porém, este número é muito mais preciso quando se trata do primeiro filho.
Quem já passou pelo processo gestacional, uma ou mais vezes, pode notar o crescimento da barriga bem mais cedo. Isso porque, após a primeira gravidez, tanto o útero quanto os músculos abdominais passam por um afrouxamento e se expandem com maior facilidade.
O corpo apresenta outras mudanças primeiro
Assim que o óvulo é fecundado, o organismo passa por diversas e importantes mudanças para que a gestação tenha sucesso. As alterações hormonais são muito acentuadas e por isso o corpo sofre outras alterações para além da barriga, como: seios maiores, mudança na coloração dos mamilos, rosto mais inchado, mudança no muco vaginal, entre outros.
Sendo assim, nos dois primeiros meses existe todo um preparo do organismo para o bom desenvolvimento do bebê. E só entre o terceiro e o quinto mês de gestação, normalmente, será possível observar quando a barriga começa a crescer.
Barriga pequena na gestação é um problema?
Assim que o óvulo é fecundado, o organismo passa por diversas e importantes mudanças para que a gestação tenha sucesso. As alterações hormonais são muito acentuadas e por isso o corpo sofre outras alterações para além da barriga, como: seios maiores, mudança na coloração dos mamilos, rosto mais inchado, mudança no muco vaginal, entre outros.
Sendo assim, nos dois primeiros meses existe todo um preparo do organismo para o bom desenvolvimento do bebê. E só entre o terceiro e o quinto mês de gestação, normalmente, será possível observar quando a barriga começa a crescer.
Barriga pequena na gestação é um problema?
É normal que algumas mulheres não tenham aquele barrigão durante a gestação. Cada pessoa possui um biotipo diferente e cada organismo possui suas particularidades. A expectativa relacionada a quando a barriga começa a crescer, acaba gerando muita insegurança em mães de primeira viagem.
Segundo, Catherine Hansen, professora de obstetrícia e ginecologia da Universidade do Texas (Estados Unidos), algo que influencia diretamente na aparência da barriga é o posicionamento do útero. O órgão pode ficar em diferentes posições dentro do corpo.
Por exemplo, se o útero estiver voltado para frente, pode fazer com que a barriga se torne evidente mais cedo. Por outro lado, se o útero estiver inclinado para trás, acaba tendo o efeito reverso, isto é, faz com que a barriga demore um pouco mais a aparecer. E ambas as condições são completamente normais.
A barriga menor nos dois primeiros trimestres da gestação não significa, de maneira nenhuma, que o bebê também é menor. Veja bem, algumas mulheres que possuem uma barriga imensa, podem ter um bebê entre 2,800 kg e 3,500 kg como qualquer outra gestação. Ocorre que, muitas vezes, a barriga grande pode estar com muito mais líquido, por exemplo.
Sendo assim, o tamanho da barriga não interfere no tamanho do bebê. Existem formas de verificar o desenvolvimento do bebê e cálculos que indicam se ele está com o peso esperado para a semana de gestação, como exames de ultrassonografia e aferição da altura uterina.
A barriga pode começar a crescer antes da 12ª semana?
Existem alguns fatores que podem tornar a barriga saliente bem mais cedo. Conforme já mencionado, quando a mulher não está em sua primeira gestação, a barriga se torna evidente mais rápido, uma vez que a elasticidade do útero e da musculatura já foram trabalhadas em outro processo gestacional.
Porém, a gravidez de gêmeos tende a se tornar aparente logo após o segundo mês de gravidez. A evolução do crescimento é muito mais notável, já que o corpo está correndo contra o tempo para fornecer tudo o que dois fetos precisam para se desenvolver adequadamente. Com o dobro do espaço necessário, o útero estica muito mais.
O que ocorre a partir da 13ª semana de gravidez?
Neste período, o bebê já possui algo em torno de 6,6 cm a 10 cm. É a partir daí que o crescimento dele será muito mais notável e que a mãe verá, de fato, quando a barriga começa a crescer.
A mulher começa a reparar mudanças em suas medidas, por vezes a cintura se torna quase reta, perdendo a curvatura natural. Inclusive, é neste momento em que os cuidados com o próprio corpo devem se tornar maiores, como controle alimentar e aderir ao hábito de passar cremes e óleo de amêndoas no corpo para evitar o surgimento de estrias.
A propósito, nessa fase é muito comum que a grávida passe pela rinite gestacional, causada pelos hormônios estrogênio e progesterona. É importante estar sempre em contato com o obstetra para não tratar como se fosse uma gripe e ingerir medicamentos desnecessários.
Agora, entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, de fato, é quando a barriga começa a crescer de forma notável. A partir daí, é possível sentir os primeiros movimentos do bebê. Em alguns casos, quando existe muito líquido amniótico, a movimentação tem menos impacto e a mamãe sente algo semelhante a uma vibração no útero.
Cãibras na gravidez
Quando a barriga começa a crescer consideravelmente, ela se torna pesada, exigindo muito mais esforço do corpo e da musculatura da mulher. Além disso, a postura tende a mudar e a gestante não consegue relaxar completamente para dormir.
Por isso, as temidas e dolorosas cãibras se tornam presentes. Às vezes com uma frequência até frustrante. Mas essa questão pode ser amenizada com atividade física leve, alongamentos diários e com uma alimentação mais saudável, de preferência rica em magnésio e potássio.
É importante que todo o acompanhamento pré-natal esteja em dia, dessa forma o médico passará todas as orientações de dieta e exercícios necessários para reduzir o desconforto das cãibras.
O terceiro trimestre
Com a chegada da fase final da gestação, precisamos estar atentos aos sinais que o corpo produz e avaliar quando é a hora de repousar. Isso porque somente no último período da gestação é quando o pulmão do bebê vai se formar por completo.
Além disso, é possível sentir o neném se movendo muito mais nesse momento, o que deixa a mãe muito mais cansada. E o esforço excessivo com a barriga pesada poderia provocar um parto prematuro.
Os sintomas mais comuns nesta fase, são:
Mudança no muco vaginal;
Cólicas;
Contrações uterinas fora de hora;
Dor na aguda na lombar;
Pressão na pélvis;
Rompimento da bolsa fora do tempo (neste caso, o médico obstetra deve ser procurado imediatamente).
É claro que, hoje em dia, muitos bebês que nascem bem antes do tempo conseguem o suporte necessário, fora da barriga, para ainda assim se desenvolverem corretamente, graças aos avanços da medicina, mas fazer isso de forma natural é sempre mais tranquilo e bem menos preocupante.
Afinal, nenhuma família quer enfrentar a expectativa da gestação, para ver o bebê internado em seus primeiros momentos no mundo externo.
Por isso, respeite os sinais que o corpo apresenta, bem como a fase da sua gestação. No último trimestre, evite trabalhar demais, fazer faxina ou carregar peso, por exemplo.
O ideal é relaxar em uma posição confortável, ouvir música, assistir filmes, e outras atividades da preferência da mulher, que não provoquem estresse ou esforço.
Mais importante que saber quando a barriga começa a crescer, é cuidar da saúde da mãe e do bebê.