Língua presa no bebê: o que é, como identificar e como tratar

Língua presa no bebê: o que é, como identificar e como tratar

Língua presa no bebê

Problemas na amamentação, dificuldade de falar palavras com determinadas letras podem ser sinais de língua presa no bebê.

A língua presa no bebê é uma condição genética em que o frênulo da língua - tecido que liga a parte de baixo da língua à boca - é mais curto e apertado do que o normal. Isso limita os movimentos da língua e pode causar problemas na alimentação, no desenvolvimento dentário e na fala da criança.

Também chamada de anquiloglossia, a língua presa pode ser diagnosticada logo após o nascimento, na infância ou na idade adulta, dependendo da gravidade do caso. O tratamento pode ser feito com exercícios fonoaudiológicos ou com uma cirurgia simples para cortar o frênulo.

Durante a leitura, você vai saber mais sobre a língua presa no bebê, quais são os seus sintomas, causas e complicações, e como é feito o diagnóstico e o tratamento.

Ilustração de língua presa no bebê

 

Sintomas da língua presa no bebê

Os sintomas da língua presa podem variar de acordo com a idade e o grau da condição. Alguns dos sinais mais comuns são:

 

  • Dificuldade para levantar a língua até os dentes superiores;

  • Maior esforço para mover a língua de um lado para o outro;

  • Problemas para colocar a língua para fora dos lábios;

  • Língua em forma de nó ou de coração quando a criança a coloca para fora;

  • Dificuldade para sugar o seio materno ou a mamadeira;

  • Problemas para comer alimentos sólidos;

  • Maior esforço para tocar instrumentos de sopro.

 

Causas da língua presa no bebê

A língua presa ocorre quando um fragmento de tecido que deveria se dissolver durante o desenvolvimento embrionário permanece na região inferior da língua, dificultando os movimentos do órgão.

Ela pode ser causada por fatores hereditários, ou seja, por genes que são transmitidos dos pais para os filhos. No entanto, às vezes não há uma causa específica e a língua presa no bebê acontece sem outros casos na família.

A língua presa no bebê interfere na amamentação

 

Complicações da língua presa no bebê

Essa alteração genética pode trazer algumas complicações para a saúde e o desenvolvimento da criança. Algumas delas são:

 

Restrições na amamentação

A língua presa no bebê dificulta a pega correta do seio materno ou da mamadeira, fazendo com que a criança morda o mamilo em vez de sugar. Isso pode causar dor na mãe, baixar a produção de leite e má nutrição do bebê.

 

Complicações na dentição

Essa questão pode interferir no crescimento dos dentes e na formação da arcada dentária. A criança pode apresentar espaçamento entre os dentes inferiores da frente, mordida aberta ou cruzada e cáries.

 

Problemas na fala

O quadro pode prejudicar a articulação das palavras e a fonética. A criança pode ter dificuldade para pronunciar alguns sons, como L, R, N e Z, e outros sons que precisam da ponta da língua ou que soam vibrantes. A criança pode, também, apresentar um sotaque diferente.

 

Adversidades sociais

A língua presa no bebê pode afetar a autoestima e a confiança da criança. Ela pode se sentir insegura ou envergonhada por causa da sua fala ou da sua aparência.

Médico examinando língua do bebê

 

Diagnóstico da língua presa no bebê

O diagnóstico da língua presa no bebê pode ser feito logo após o nascimento ou em qualquer fase da vida. O pediatra ou o fonoaudiólogo podem avaliar a língua da criança e verificar se há algum sinal de anquiloglossia.

Um dos exames que podem ser feitos é o teste da linguinha, realizado nos recém-nascidos em hospitais e maternidades. Esse teste consiste em observar a forma e o movimento da língua do bebê e medir o comprimento e a espessura do frênulo.

Outros exames são a avaliação funcional da língua, que verifica a capacidade de sucção, mastigação e deglutição da criança, e a avaliação da fala, que analisa a pronúncia e a fonética.

Fonoaudióloga explicando exercício para uma criança

 

Tratamento da língua presa no bebê

O tratamento da língua presa no bebê depende da gravidade do caso e do impacto na qualidade de vida da criança. Em alguns casos, não é necessário nenhum tratamento específico, apenas o acompanhamento do pediatra ou do fonoaudiólogo.

Em outros casos, o tratamento pode ser feito com exercícios fonoaudiológicos, que visam a melhorar a mobilidade e a força da língua e corrigir os problemas de alimentação e de fala.

Em situações mais graves, o tratamento pode ser feito com uma cirurgia simples para cortar o frênulo e liberar a língua. Essa cirurgia é chamada de frenotomia ou frenectomia, e pode ser realizada com anestesia local ou geral, dependendo da idade da criança.

No entanto, é importante frisar que, dada a simplicidade do procedimento, ele pode ser realizado em qualquer idade, inclusive em recém-nascidos. A recuperação é rápida e geralmente não há complicações.

A cirurgia para língua presa no bebê pode ser indicada quando há dificuldade na amamentação, no desenvolvimento dentário ou na fala. Ela também pode ser recomendada por motivos estéticos ou funcionais.

 

Cada caso é um caso

Nem todos os bebês com língua presa apresentam os problemas citados. Algumas crianças conseguem se adaptar à condição e não sentem maiores impactos no seu desenvolvimento. Isso pode acontecer porque o grau de severidade da língua presa varia de caso para caso.

Algumas crianças têm uma língua presa mais leve, que não interfere tanto na sua funcionalidade. Outras têm uma língua presa mais grave, que limita bastante os seus movimentos.

Além disso, alguns fatores podem ajudar as crianças com língua presa a lidarem melhor com o quadro, como o apoio da família, o acompanhamento de profissionais especializados e a realização de exercícios específicos para estimular a língua.

Por isso, é importante que os pais estejam atentos aos sinais de língua presa nos seus filhos. Se você suspeita que seu bebê possa ter essa variação genética, procure um pediatra ou um fonoaudiólogo para uma avaliação.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento, melhores serão os resultados para a saúde e o desenvolvimento da criança.

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade
Anterior Quando sai líquido da mama é sinal de gravidez? Saiba tudo sobre esse sintoma
Próximo Meu bebê não dorme, só cochila: como resolver o problema?

Conheça nosso Blog

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade e gostaria de receber e-mails de marketing e / ou promocionais da Lillo

Mucambo S/A - CNPJ: 15.107.246/0004-87 Copyright © 2020 - Lillo Store. Todos os direitos reservados