Shantala: o que é, e como ela pode ajudar seu bebê

Shantala: o que é, e como ela pode ajudar seu bebê

Shantala

A shantala é capaz de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, além de trazer diversos benefícios para o bebê.

 

Você já ouviu falar da shantala? Essa é uma técnica de massagem para bebês que pode fazer maravilhas pelo seu pequeno.

Originária da Índia, a shantala é uma forma de cuidar, acariciar e comunicar-se com o seu bebê, proporcionando bem-estar físico e emocional a ele. Dessa forma, é possível fortalecer o vínculo com a criança, criando as bases para uma relação de confiança.

Nesta matéria, vamos explicar quais são os seus benefícios da shantala, como fazer a massagem passo a passo, quais são as contraindicações e como criar uma rotina de massagem.

Você vai ver que a shantala é mais do que uma técnica de massagem, é um ato de amor, contato e comunicação entre os pais e os bebês.

Boa leitura!

 

O que é a shantala?

A shantala é uma técnica milenar de massagem que foi trazida da Índia para o ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer na década de 1970. Ele se encantou ao ver uma mãe indiana chamada Shantala massageando seu bebê na calçada e resolveu aprender e divulgar essa prática.

A shantala consiste em uma série de movimentos suaves e ritmados que abrangem todo o corpo do bebê, da cabeça aos pés. A massagem proporciona um contato pele a pele entre o bebê e o adulto que a realiza, fortalecendo o vínculo afetivo e a confiança.

Além disso, a shantala oferece diversos benefícios físicos e emocionais para o bebê, como veremos a seguir.

A shantala é uma forma eficaz de reforçar o vínculo entre mãe e filho

 

Quais são os benefícios da shantala?

A shantala pode trazer muitos benefícios para o seu bebê, tanto no aspecto físico quanto no emocional. Veja abaixo alguns deles.

 

Qualidade do sono

O bebê relaxa e libera as tensões do dia, o que lhe proporciona um sono mais profundo e reparador.

 

Consciência corporal e alongamento

Estimula o bebê a perceber o seu próprio corpo e a se movimentar com mais facilidade, favorecendo o seu desenvolvimento motor e a sua coordenação.

 

Bem-estar

Acalma o bebê, reduzindo o estresse, a ansiedade e o choro. A massagem também libera hormônios como a ocitocina e a endorfina, que promovem a sensação de bem-estar e prazer.

 

Harmonia entre sistemas respiratório, digestivo e imunológico

A shantala estimula a circulação sanguínea e linfática, melhorando a oxigenação e a nutrição das células. Também ajuda a regular o funcionamento dos órgãos internos, prevenindo e aliviando problemas como cólicas, constipação, refluxo, congestão nasal e infecções.

 

Menos dores

Ameniza o desconforto que o bebê sente por causa das cólicas, da dentição e da prisão de ventre. A massagem ajuda a eliminar os gases, a relaxar os músculos e a estimular o peristaltismo intestinal, facilitando a evacuação.

 

Estímulo dos sentidos e desenvolvimento cognitivo

Enriquece a percepção do bebê em relação ao mundo, aumentando sua capacidade de aprendizagem, memória, atenção e criatividade.

A shantala auxilia no bem-estar e reduz o estresse do bebê

 

Como fazer a shantala passo a passo?

Para fazer a shantala, você vai precisar de um ambiente aconchegante, um óleo específico para bebês e um tempo disponível. O ideal é que a massagem seja feita após o banho do bebê, quando ele já está limpo e sem roupa.

O adulto que vai aplicar a shantala deve lavar bem as mãos e retirar acessórios como anéis e pulseiras. A massagem deve ser feita com movimentos lentos, constantes e carinhosos, sempre observando a disposição e a reação do bebê.

A shantala pode ser feita desde o primeiro mês de vida e não tem contraindicações, a não ser que o bebê esteja com febre, gripe, pele irritada ou qualquer outro sintoma que cause desconforto.

A seguir, vamos mostrar o passo a passo de como fazer a shantala conforme a sequência proposta por Frederick Leboyer. Você pode adaptar a ordem e a duração dos movimentos de acordo com a sua preferência e a do seu bebê.

 

1. Peito e barriga

Sente-se no chão com as pernas esticadas e coloque o bebê deitado de barriga para cima sobre as suas pernas, com a cabeça apoiada na sua virilha. Coloque um pouco de óleo nas suas mãos e esfregue-as para aquecê-las.

Coloque as suas mãos sobre o peito do bebê, uma de cada lado do esterno. Faça movimentos circulares com as mãos, abrindo-as para os lados e depois fechando-as no centro. Repita esse movimento algumas vezes, sempre em sincronia com a respiração do bebê.

Deslize as suas mãos do peito para a barriga do bebê, fazendo uma leve pressão. Faça movimentos circulares com as mãos, no sentido horário, seguindo o trajeto do intestino. Repita esse movimento algumas vezes, sempre em sincronia com a respiração do bebê.

Coloque as suas mãos sobre a barriga do bebê, uma de cada lado do umbigo. Faça movimentos de vai e vem com as mãos, alternando-as, como se estivesse torcendo uma toalha. Repita esse movimento algumas vezes, sempre em sincronia com a respiração do bebê.

 

2. Braços e mãos

Segure o braço direito do bebê com a sua mão direita, na altura do ombro. Com a sua mão esquerda, segure o pulso do bebê e deslize a sua mão até a mão dele, fazendo uma leve pressão. Repita esse movimento algumas vezes, como se estivesse ordenhando o braço do bebê.

Com a sua mão esquerda, segure a mão do bebê e faça movimentos circulares com o seu polegar na palma dele, estimulando os pontos reflexos. Depois, massageie cada dedinho do bebê, puxando-os delicadamente.

Repita os mesmos movimentos com o braço esquerdo do bebê, usando as mãos invertidas.

 

3. Pernas e pés

Segure a perna direita do bebê com a sua mão direita, na altura do quadril. Com a sua mão esquerda, segure o tornozelo do bebê e deslize a sua mão até o pé dele, fazendo uma leve pressão.

Com a sua mão esquerda, segure o pé do bebê e faça movimentos circulares com o seu polegar na planta dele, estimulando os pontos reflexos. Depois, massageie cada dedinho do pé do bebê, puxando-os delicadamente.

Repita os mesmos movimentos com a perna esquerda do bebê, usando as mãos invertidas.

Bebê sendo massageado

 

4. Costas e bumbum

Vire o bebê de barriga para baixo e coloque-o sobre as suas pernas, com a cabeça apoiada na sua canela. Coloque um pouco de óleo nas suas mãos e esfregue-as para aquecê-las.

Ponha as suas mãos sobre as costas do bebê, uma de cada lado da coluna. Faça movimentos circulares com as mãos, subindo e descendo pelas costas do bebê, desde o pescoço até o bumbum.

Posicione as suas mãos sobre o bumbum do bebê, uma de cada lado. Faça movimentos de vai e vem com as mãos, alternando-as, como se estivesse torcendo uma toalha. Repita esse movimento algumas vezes, sempre em sincronia com a respiração do bebê.

 

5. Rosto e cabeça

Vire o bebê de barriga para cima novamente e coloque-o sobre as suas pernas, com a cabeça apoiada na sua virilha.

Coloque as suas mãos sobre o rosto do bebê, uma de cada lado. Faça movimentos circulares com as mãos, contornando o rosto do bebê, desde a testa até o queixo.

Posicione as suas mãos sobre a testa do bebê, uma de cada lado. Faça movimentos de vai e vem com as mãos, deslizando-as para as têmporas e depois para o centro.

Coloque as suas mãos sobre as sobrancelhas do bebê, uma de cada lado. Faça movimentos de vai e vem com as mãos, deslizando-as para os cantos dos olhos e depois para o centro.

Apoie suavemente as suas mãos sobre o nariz do bebê, uma de cada lado. Faça movimentos de vai e vem com as mãos, deslizando-as para as bochechas e depois para o centro.

Coloque as suas mãos sobre a boca do bebê, uma de cada lado. Faça movimentos de vai e vem com as mãos, deslizando-as para as orelhas e depois para o centro.

Ponha as suas mãos sobre o queixo do bebê, uma de cada lado. Faça movimentos de vai e vem com as mãos, deslizando-as para o pescoço e depois para o centro.

Coloque as suas mãos sobre a cabeça do bebê, uma de cada lado. Faça movimentos circulares com as mãos, massageando todo o couro cabeludo do bebê, desde a testa até a nuca.

 

6. Finalização

Vire o bebê de barriga para cima e abrace-o com carinho, colocando-o sobre o seu peito. Faça movimentos de balanço com o seu corpo, cantando ou conversando com o bebê. Deixe o bebê relaxar e sentir o seu calor e o seu amor.

Bebê em momento de relaxamento durante massagem

 

Como criar uma rotina de massagem?

Para que a shantala traga os melhores resultados para o seu bebê, é importante que você crie uma rotina de massagem, fazendo-a regularmente e no mesmo horário. Veja abaixo algumas dicas.

 

Horário

Evite fazer a massagem logo após a alimentação ou quando o bebê estiver com fome, sono, cansaço ou irritado. Escolha um horário preferencialmente após o banho e antes de dormir.

 

Lugar

Escolha um local adequado para fazer a massagem, que seja silencioso, confortável, iluminado e com uma temperatura agradável. Você pode usar uma almofada, uma toalha ou um cobertor para apoiar o bebê.

 

Produto

Opte por um produto específico para fazer a massagem, que seja hipoalergênico, sem perfume e sem conservantes. Evite usar produtos que contenham álcool, corantes, fragrâncias ou substâncias que possam irritar a pele do bebê.

 

Calma

Faça a massagem com calma, carinho e atenção, observando as reações do bebê e respeitando os seus limites. Não force os movimentos, não faça pressão excessiva e não interrompa a massagem bruscamente. Converse com o bebê, cante para ele, sorria para ele e faça contato visual.

 

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade
Anterior Meu leite secou: saiba como recuperar a produção
Próximo Imprinting materno-infantil: o que é e como acontece

Conheça nosso Blog

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade e gostaria de receber e-mails de marketing e / ou promocionais da Lillo

Mucambo S/A - CNPJ: 15.107.246/0004-87 Copyright © 2020 - Lillo Store. Todos os direitos reservados