Por volta da 16ª semana de gestação, os bebês começam a perceber o mundo exterior, atentos aos sons e vozes que os rodeiam. Quando nascem, todos os cinco sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) já estão desenvolvidos e se aprimoram com o tempo.
Mas é por meio da boca que os pequenos passam a experimentar e conhecer, de fato, o que está ao seu redor. Para isso, colocam na boca tudo que veem pela frente, a fim de descobrir o desconhecido e viver novas experiências.
Lábios, língua e gengiva permitem o conhecimento de texturas, sabores, consistências e temperaturas. É por meio dessa prazerosa exploração que os bebês percebem gostos e preferências. A fase da exploração oral tem início desde o nascimento do bebê e vai até os 2 anos.
Amamentação: prazer e bem-estar para o bebê
Uma das primeiras habilidades do recém-nascido é o reflexo de busca: quando a área da bochecha próxima à boca ou os lábios são tocados com o bico do peito da mamãe, involuntariamente o bebê abre a boca para ser amamentado.
Mas os benefícios para o desenvolvimento da criança vão além dos fatores biológicos. Para o pequeno, o ato de sucção (sugar o leite) e o ato de deglutição (engolir o leite) são fontes de prazer. Com o olhar voltado para a mamãe, o momento se torna mágico. A amamentação contribui ainda para o fortalecimento do vínculo entre mamãe e bebê e para a aprendizagem de ambos.
Estímulos ajudam a explorar o mundo
Existem acessórios que estimulam a curiosidade do bebê por meio da cavidade oral e que também auxiliam na sensação de prazer e bem-estar. Para ajudá-lo a descobrir diversas sensações e ainda aliviar os desconfortos que podem ocorrer durante a fase do nascimento dos primeiros dentinhos, os mordedores são ideais.
A Lillo tem três modelos feitos com materiais apropriados para serem levados à boca e aproveitados pelo bebê de maneira segura e confortável. O mordedor de silicone é transparente e perfeito para os primeiros meses; o mordedor soft tem textura, é macio e flexível; e o mordedor caranguejo tem formato divertido e oito texturas diferentes para o seu bebê.
Cuidados essenciais
Colocar tudo na boca pode parecer engraçadinho, mas todo cuidado é pouco. Brincadeiras que envolvem objetos devem ser supervisionadas por adultos. Os pais podem aproveitar os momentos de interação com o bebê para começar a ensinar o que pode ou não ser levado à boca.
Em relação aos brinquedos, consulte a indicação da idade. De acordo com o Inmetro, alguns brinquedos devem conter as palavras “CUIDADO” e “ATENÇÃO”, além da indicação dos riscos que apresentam, como “contém peças pequenas que podem ser engolidas”.