Muitas mães de primeira viagem têm dúvidas de como dar banho em recém-nascido.
O primeiro banho do bebê é um dos grandes momentos que proporcionamos na maternidade. No entanto, como dar banho em recém-nascido ainda é uma dúvida comum entre as mães e pais.
Antes de tudo, é preciso salientar que este momento demanda muito cuidado e atenção. Só assim, é possível garantir o bem estar e conforto necessário para o bebê se adaptar à sua nova rotina.
Além de todo este carinho, estar munido das informações corretas também é indispensável!
Sendo assim, pensando em contribuir para a segurança deste lindo momento, separamos algumas dicas de como dar banho em recém-nascido e outras informações fundamentais.
Os cuidados começam no pré-banho
Seja mãe de primeira viagem ou não, muitas pessoas tendem a ficar mais alertas ou não sabem como dar banho em recém-nascido, além de ter medo de machucá-los.
Assim, é importante sempre estar preparada para qualquer contratempo que possa acontecer. Por isso, preparar o ambiente é uma das primeiras tarefas essenciais.
Primeiramente, deixar todos os itens que você irá usar ao seu alcance torna a tarefa mais fácil. Por exemplo, ao deixar o shampoo e sabonete longe ou fora de vista, a mãe terá que se locomover para buscá-los.
Para evitar o trabalho de tirar o bebê da banheira (lembre-se, nunca deixe o bebê sozinho lá dentro) caso não tenha ninguém por perto, a mãe pode deixar os produtos em uma prateleira ou no chão, lugares de fácil alcance.
Além disso, separar estes produtos antes do banho é ideal. Deixe sempre o shampoo, sabonete, toalhas, roupão, escovas de cabelo e qualquer outro item que irá usar nesse momento já dentro do banheiro.
Preparar o pós-banho também pode economizar tempo e tornar a hora do banho mais prática. Ao deixar as roupinhas, meias e fraldas já na cama e na ordem de vestir, a mãe sai do banheiro com tudo pronto para vestir seu bebê, sem a necessidade de procurar e buscar itens pela casa.
Outra coisa importante a se fazer é deixar o banho confortável para o bebê. Além do tamanho da banheira ser adequado para o tamanho do bebê, é importante manter o ambiente numa temperatura entre 22 e 25 graus e a água entre 36 e 37 graus.
Para manter a água nessa temperatura, coloque primeiro a água fria na banheira e depois a quente. Encha de 5 cm a, no máximo, 10 cm de altura e, se não tiver um termômetro, você pode medir a temperatura com seu cotovelo.
Isso porque a água quentinha traz mais conforto ao bebê - mas não tão quente, pois temperaturas altas demais podem fazer mal à sua pele.
A pele do recém-nascido é muito delicada. Por isso, também é importante usar produtos destinados aos pequenos, evitando alergias e outros possíveis problemas.
Agora sim: o processo de como dar banho no recém-nascido
A hora do banho tem que ser feita de forma rápida e cuidadosa. O banho não pode demorar mais de 10 minutos, pois o bebê tende a perder muito calor corporal neste momento.
Antes de tirar a roupinha dos bebês, as mães podem limpar seus rostinhos, dobras do pescoço e a região ao redor das orelhas com um paninho úmido ou algodão.
Os olhos também devem ser limpos com um pano úmido morno no sentido de dentro pra fora, ou seja, nariz-orelha, evitando o acúmulo de sujeiras e pequenas remelas.
Por fim, os ouvidos dos recém nascidos não devem ser limpos com cotonetes - um dos pontos principais de como dar banho em recém-nascido - e as narinas devem ser despoluídas com uma gaze molhada em soro fisiológico.
Não há um passo a passo definido de como dar banho em recém-nascido, porém, algumas dicas podem tornar este momento mais fácil.
Antes de colocar o bebê dentro da banheira, lembre-se sempre de limpar sua região íntima com um pano umedecido para que a água não fique suja.
Comece lavando a cabeça do bebê, segurando ele em seu antebraço e suas axilas com a mão, primeiro com água e depois massageando com a ponta dos dedos, usando um shampoo indicado.
É necessário tomar muito cuidado com as moleiras para não realizar pressões em cima delas e machucá-las. Além disso, fique atenta caso a água escorra, para não entrar nas orelhas.
Utilize sempre sabão neutro para lavá-lo e vá introduzindo o bebê na água aos poucos, começando pelos pezinhos. Ensaboe as dobras das coxas, pescoços, pulsos, mãos e pés.
Não se esqueça de enxaguar bem para que nenhum resíduo do sabonete fique na criança, pois isso pode causar alergias.
Por fim, a última região a ser lavada é a íntima. Nas meninas, é importante lavar sempre de frente para trás para evitar possíveis infecções pelas fezes; já nos meninos, sempre mantenha a área em volta dos testículos limpa.
Cuidado com os componentes dos produtos
Há uma grande variedade de shampoos, condicionadores e sabonetes no mercado, principalmente os destinados para crianças e recém-nascidos.
Geralmente, ao comprar estes produtos, tenha a certeza de que eles contém pH neutro, sejam suaves e sem perfumes.
Até os seis meses de idade, o produto para lavar o cabelo e o corpo do bebê podem ser o mesmo, tornando-se mais prático na hora de comprar e usar. Porém, atente-se sempre aos componentes do produto, como:
Substâncias com sódio, como o Sódio Lauril Sulfato (SLS) e o Sódio e Amônio Laureth Sulfato (SLES), que são potentes irritantes que podem danificar a barreira lipídica e grudar na pele, também formam as espumas dos produtos;
Metilisotiazolinona: substância que atua como conservante, pode ser encontrada em diversos produtos cosméticos e líquidos, e tem sido ligada à toxidade pulmonar e reações alérgicas. Além disso, estudos de laboratório feitos em células cerebrais de mamíferos indicam que ela pode ter efeitos neurotóxicos.
Parabenos como o metilparabeno, o propilparabeno, etilparabeno e butilparabeno, que podem causar dermatite de contato e erupções cutâneas e estão presentes em loções, shampoos e lenços umedecidos.
O pós-banho do bebê
Agora que você já sabe como dar banho em recém-nascido, é importante saber algumas informações para depois do banho.
Logo que tirar a criança da banheira, é importante colocá-la deitada na toalha e embrulhá-la para que seu corpo não tome nenhuma friagem. Após isso, seque todo o corpinho do bebê, não esquecendo das mãos, pés e dobras dos membros.
Secar as dobras das pernas, braços e pescoço é muito importante pois qualquer umidade acumulada pode gerar alergias e pequenas feridas.
Outros pontos importantes sobre como dar banho no recém-nascido
Além de saber como dar banho em recém-nascido, também é importante saber outros detalhes na hora de garantir o conforto e segurança da criança ao tomar banho.
Por exemplo, não há contraindicações em tomar banho junto com seu bebê. Na verdade, é até uma das formas de como dar banho em recém-nascido. Porém, é importante redobrar a atenção para evitar quedas e garantir sua segurança.
A temperatura da água do chuveiro, neste caso, deve ser a mesma da banheira para o bebê e os produtos utilizados devem ser recomendados para eles ao invés dos produtos usados pela mãe em si mesma.
Ainda falando de segurança, colocar uma toalha macia na banheira ajuda a tornar a superfície mais confortável caso o bebê escorregue, assim não o machucando.
Já nos produtos, devem ser evitados sabonetes com fragrância, que fazem muita espuma, sabões em barra e glicerinados, pois podem ressecar a pele do bebê.
Caso você perceba que a pele do bebê está seca, atente-se aos produtos usados e troque-os de acordo com a recomendação de um pediatra. Além disso, procure utilizar pomadas para aliviar coceiras e curar machucados.
Além de como dar banho em recém-nascido, algumas mães podem ficar em dúvida de quantos banhos dar em seu bebê por dia e/ou semana. Este número pode variar de acordo com a localização e gosto da mãe, caso a criança esteja muito suja.
Por fim, saiba também que o tempo leva à prática: no começo, pode parecer difícil dar banho em uma criança escorregadia e, muitas vezes, chorando e se mexendo. Porém, a cada dia que passa, os papais e mamães vão pegando o jeito e se adaptando.