///Segundo mês de gestação

Segundo mês de gestação

Publicado em Fases da gestação em 21/05/2016

4 semanas e meia a 9 semanas

O enjoo, sintoma comum nas primeiras semanas de gestação, pode permanecer no segundo mês e costuma desaparecer no terceiro ou quarto mês. O enjoo é sinal de que o corpo está correspondendo à gravidez, portanto, não se preocupe. A futura mamãe também sente mais vontade de fazer xixi e fica com as emoções à flor da pele.

Nessa fase, os seios ficam mais sensíveis e a aréola, parte onde fica o bico, mais escura. O cansaço e o sono excessivo também se manifestam. Essas mudanças no corpo acontecem para prepará-lo, aos poucos, para o desenvolvimento do bebê.

Nessa etapa, os órgãos do bebê começam a se desenvolver. No ultrassom, já dá para ver a placenta, responsável por transportar nutrientes e alimentar o bebê durante toda a gestação. Agora, os dedinhos das mãos e dos pés, orelhas, boca e tornozelos começam a se formar.

O bebê já não se parece mais com um feijãozinho. Ele tem aproximadamente de 1 a 4 cm e peso aproximado de 5 g. Além disso, o coração já tem as quatro cavidades e o bebê já começa a se movimentar dentro da barriga, mesmo que a mamãe não sinta. No segundo mês de gestação, ele já está em plena atividade. Já dá para imaginar como serão os próximos meses, não é, mamãe?