///Quando o meu bebê vai começar a falar?

Quando o meu bebê vai começar a falar?

Publicado em Primeiros Passos em 09/03/2016

Toda mamãe não vê a hora de ouvir as primeiras palavras do filho. O bebê não está falando? Não se desespere! Cada criança tem seu tempo para começar a falar e não deve ser pressionada, porque a cobrança pode dificultar o processo de aprendizagem da fala.

Para estimular a fala do bebê, a família pode realizar exercícios que ajudem no desenvolvimento dela, como cantar músicas infantis, contar histórias e, principalmente, conversar com o bebê.

No início, o bebê começa emitindo sons que não são compreensíveis. É importante que a mamãe não iniba o filho nessa fase. Até os 2 anos de idade, é normal que a criança sinta dificuldade de falar.

Quando o bebê falar errado, a mamãe pode repetir a palavra da maneira correta e incentivar o filho a falar de novo. O processo de aprendizagem da linguagem do bebê deve ser feito com tranquilidade e alegria. Lembre-se de que é um momento de descobertas!

Outro incentivo para o bebê aprender a falar é o contato com crianças na escolinha, por exemplo. Quanto mais apoio e bom humor, mais acolhido e seguro seu filho vai se sentir.

Você já fez de tudo, mas seu filho não fala. E agora? Não fique chateada! Fale com o pediatra. Ele deve ficar por dentro de todas as evoluções e conquistas diárias do bebê.