Os primeiros 60 minutos de vida do bebê

Os primeiros 60 minutos de vida do bebê

Os primeiros 60 minutos de vida do bebê

Antes mesmo de entrar em trabalho de parto, a mamãe tem curiosidade de saber o que acontece nos primeiros 60 minutos de vida do bebê. O médico responsável pelo parto e a equipe de enfermagem costumam seguir um roteiro de aferições e exames, que devem ser feitos logo nas primeiras horas de vida após o nascimento do bebê.

Assim que o bebê nasce e deixa a barriga da mamãe, para não perder tanto calor, é enxugado rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a temperatura na sala de parto deve ser, no mínimo, de 26°C, para manter a temperatura do corpo do recém-nascido. Este impacto na mudança de temperatura é importante para que o bebê comece a respirar. Em relação ao cordão umbilical, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que seja cortado de um a três minutos após o parto.

Nos primeiros momentos, o bebê também costuma ser levado para ter contato pele a pele com a mamãe, sempre que as condições da mãe e do recém-nascido permitirem. Em seguida, começam as primeiras avaliações necessárias para a vitalidade do bebê, como respiração e presença de mecônio.

Depois, quando o bebê estiver mais aquecido, é colocado em um berço para a realização de exames clínicos que avaliam seu estado de saúde com mais profundidade. No teste de Apgar, são avaliados: a frequência cardíaca, a respiração, o tônus muscular (contração dos músculos), o reflexo (respostas motoras involuntárias) e a cor da pele. O vérnix caseoso, uma substância gordurosa que reveste e protege a pele do recém-nascido, permanece na pele do bebê até que seja dado o primeiro banho, aproximadamente três horas após o nascimento do bebê.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) ainda recomenda que o teste do olhinho seja feito nas primeiras horas de vida, para detectar alterações na visão do bebê e até mesmo a cegueira. É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Outros testes que podem ser feitos na maternidade são: teste do pezinho, tipagem sanguínea e teste da orelhinha. Porém, estes testes são realizados após 48 horas de vida.

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade
Anterior Pesadelos em crianças
Próximo Não basta ser pai, tem que participar

Conheça nosso Blog

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade e gostaria de receber e-mails de marketing e / ou promocionais da Lillo

Mucambo S/A - CNPJ: 15.107.246/0004-87 Copyright © 2020 - Lillo Store. Todos os direitos reservados