///Dicas para amenizar as cólicas do bebê

Dicas para amenizar as cólicas do bebê

Publicado em Saúde do Bebê em 09/03/2016

Toda mamãe fica de coração partido quando o bebê começa a chorar sem parar porque está sentindo cólicas. O que fazer quando o bebê tem cólicas? Primeiro, acalme-se, mamãe! As cólicas em bebês são comuns nos primeiros meses de vida, e a tranquilidade e a paciência da mamãe e do papai são fundamentais para acalmar o bebê.

Para diminuir o desconforto das cólicas, confira as dicas a seguir:

  • Pega correta da mama
    Na hora de mamar, o bebê precisa encaixar a boca em toda a aréola (parte escura) do peito da mamãe. Assim, entra menos ar durante a sucção do leite materno. Isso ajuda a evitar as cólicas.
  • Não se esqueça do arroto
    Depois de cada mamada, é preciso colocar o bebê para arrotar. O arroto do bebê é essencial para liberar os possíveis gases que se acumulam e pioram as cólicas.
  • Alimentação da mamãe
    O consumo de determinados alimentos pela mamãe modifica o sabor do leite materno, o que pode resultar em cólicas e irritação no bebê. Evite comer alimentos com temperos fortes, leguminosos (feijão, grão e lentilha), chocolates e carnes vermelhas.
  • Banho morno
    O banho morno, com água mais para quente, conforta e ajuda a aliviar as cólicas dos bebês. A temperatura amena relaxa o corpo do bebê e acalma o sistema digestivo.
  • Aqueça a barriguinha
    Use toalhas mornas, bolsa de água quente ou, ainda, o próprio colo para aquecer a barriga do bebê e diminuir as cólicas.
  • Faça exercícios
    O movimento ajuda a eliminar os gases que provocam o desconforto das cólicas. Flexione as perninhas do bebê em direção ao peito e movimente-as, como se ele estivesse pedalando.
  • Hora da massagem
    O toque da mamãe funciona como um calmante para as cólicas do bebê. Faça uma massagem com movimentos circulares, transferindo o calor das mãos para a barriguinha do bebê.
  • Prepare o ambiente
    Fique com o bebê em local aconchegante, com luz mais baixa e, se puder, coloque música. O relaxamento do bebê ajuda a reduzir o incômodo das cólicas.