logo Como incentivar o bebê a andar - lillo

Como incentivar o bebê a andar

Compartilhe nas redes:
Publicado em Primeiros Passos

A mamãe tem um importante papel nos primeiros passos do bebê. Quando ele começa a andar, com passos ainda não firmes, a família fica orgulhosa, não é mesmo? A mamãe e o papai ficam ansiosos para ver o bebê caminhar por toda a casa.

Quando o bebê vai começar a andar?
Cada bebê aprende a andar no seu próprio ritmo, portanto, não é preciso fazer comparações em relação a outras crianças. A maioria dos bebês dá os primeiros passos por volta de 1 ano de idade, mas o tempo também pode variar de 9 meses a 1 ano e 6 meses.

Quando o bebê está aprendendo a andar, é comum que se mova como se fosse um caranguejo, escalando os degraus com as mãozinhas e se movimentando com rapidez. Isso é sinal de que logo ele vai andar sozinho. Ah, e não se assuste se o bebê pular a etapa do engatinhar.

Incentivando os primeiros passos do bebê

A mamãe pode incentivar o filho a andar desde os primeiros meses. Uma dica é deixá-lo deitado de barriga para baixo e colocar perto do bebê objetos que despertam a curiosidade dele. Assim, ele se movimenta para pegá-los.

Quando o pequeno começar a sentar sozinho, a mamãe pode estimular o equilíbrio do bebê jogando uma bolinha para ele e pedindo que a devolva. Outra opção é mover um brinquedo de um lado para o outro.

O bebê já fica de pé? Anime-se, mamãe! Pouco a pouco, deixe-o tentar se equilibrar. Nessa hora, todo incentivo é bem-vindo!

Para ficar ainda mais fácil, deixe o bebê descalço, porque assim ele ganha mais equilíbrio para andar. Também coloque-o para andar em superfícies diferentes, como grama, areia e carpete. Certamente, ele vai adorar!