Desde antes do nascimento do bebê, realizamos a promoção da saúde e prevenção das doenças, e o cuidado com a saúde bucal é fundamental.
A higiene da gengiva do bebê deve ser realizada antes mesmo do aparecimento do primeiro dente. Nesta fase inicial, podemos usar gaze ou fraldinha de pano umedecida em água mineral no dedo indicador e limpar suavemente a gengiva do bebê. Além de limpar, ajuda a estimular a gengiva e a criar o hábito de higiene bucal na criança.
O primeiro dente costuma nascer na frente, na gengiva inferior, e geralmente aparece entre o sexto mês e o primeiro ano de vida. O segundo dentinho, em geral, surge depois de duas a três semanas, também na parte inferior.
Após o nascimento do primeiro dentinho, a higiene bucal torna-se mais importante. Neste momento, é feita a introdução da escova de dentes, que deve ter uma cabeça pequena e cerdas macias. A recomendação atual é utilizar pasta de dentes com flúor. Como os bebês e crianças pequenas engolem parte da pasta, a quantidade deve ser mínima (equivalente a 1 grão de arroz cru). Recomenda-se fazer duas escovações ao dia com flúor; em caso de escovações extras, deve-se utilizar pasta sem flúor, pois apesar de ser importante, o flúor em excesso pode ocasionar fluorose, que provoca o aparecimento de manchas brancas ou alteração de cor nos dentes permanentes.
A escovação deve ser realizada por meio de movimentos suaves nas paredes interna e externa dos dentinhos e na língua. A escova deve ser substituída quando as cerdas estiverem tortas ou desgastadas.
Recomenda-se também o uso do fio dental desde a aparição dos primeiros dentes, pois remove resíduos que se depositam entre os dentes e desorganiza as bactérias presentes entre eles, de modo a prevenir a cárie e a periodontite (processo inflamatório da gengiva).