Durante nove meses as futuras mamães se preparam para sentir as dores do parto, mas as contrações de Braxton Hicks podem começar muito antes.
Um dos maiores temores das futuras mamães, são as famosas contrações do parto. Afinal, as dores descritas como uma potente cólica menstrual ritmada, não estão nos sonhos de ninguém. Entretanto, é preciso saber que a partir da 20ª semana de gestão, as contrações de Braxton Hicks podem surgir.
Estas, também conhecidas como contrações de treinamento para o trabalho de parto, se tratam de manifestações naturais da gravidez e significam que o corpo está se preparando para o nascimento da criança.
Mas pode ser que a mulher não sinta esse tipo de desconforto em nenhum momento da gestação. Venha conosco e aprenda a lidar com ambos os cenários.
Qual a diferença entre as contrações de Braxton Hicks e as de trabalho de parto?
As diferenças entre as contrações de treinamento e as verdadeiras são notáveis. O mais importante a ser observado é o ritmo, por isso é importante marcar o horário para acompanhar de forma precisa o intervalo entre as contrações.
Antes de se apavorar ou tomar qualquer atitude, identifique os sinais e, caso haja dúvidas relacionadas ao assunto, procure o médico obstetra responsável pelo pré-natal.
As contrações de Braxton Hicks costumam melhorar com uma simples mudança de posição, além disso, ocorrem em períodos irregulares. Isso quer dizer que elas podem acontecer várias vezes no mesmo dia, porém não há um espaço de tempo definido.
Por exemplo, se a primeira contração correr às 11h da manhã, a segunda 11h30 e a terceira 12h20, o intervalo não é regular, haja vista que a diferença de tempo entre elas é variável e consideravelmente longa.
Na maioria das vezes, a gestante não chega a sentir uma dor propriamente dita, trata-se de um desconforto acentuado na região pélvica (logo abaixo do abdômen) que, pode ou não, se alastrar para a região lombar (logo acima do bumbum).
Já na contratação verdadeira, o intervalo é muito bem definido, com a presença de uma dor aguda tanto na pélvis, quanto na lombar.
Observe que, os intervalos entre as contrações de treinamento costumam ser muito espaçados, enquanto nas contrações verdadeiras, em seus estágios iniciais, ocorrem entre 15 e 20 minutos. Esse tempo vai se reduzindo conforme a dilatação do colo do útero aumenta, tornando os intervalos mais próximos.
Outro ponto que diferencia as contrações de Braxton Hicks das contrações verdadeiras, é o enrijecimento da barriga em alguma região específica, ou seja, a futura mamãe não sente esse endurecimento generalizado.
Esse sintoma pode desaparecer naturalmente com uma caminhada leve ou com repouso.
Ainda que essa sensação possa desencadear uma certa ansiedade na mulher, não se trata de um sintoma prejudicial para a mãe ou para o bebê.
Conforme dito anteriormente, trata-se de uma ocorrência natural do organismo e faz parte do preparo do corpo para o aguardado dia do parto.
Essa manifestação do corpo ajuda a amolecer o colo uterino, ao passo que, exercitam toda a musculatura necessária para que a mulher consiga exercer a força de expulsão na hora do parto.
Por isso, ainda que seja desconfortável, as contrações de Braxton Hicks são benéficas, sem elas, empurrar o bebê para fora seria uma experiência muito mais difícil e dolorosa.
Por outro lado, muita gente pode acreditar que as contrações de Braxton Hicks indicam que o nascimento está próximo, o que não é verdade. A gestação dura entre 37 e 42 semanas, as contrações de treinamento começam a surgir no início do terceiro trimestre.
Algumas mulheres descrevem as contrações de Braxton Hicks como cólicas menstruais leves, enquanto outras sugerem que a sensação é de um aperto no abdômen que vai e vem.
Fatores que podem desencadear as contrações de Braxton Hicks
Uma vez que se entende o que são as contrações de treinamento, como elas funcionam e as principais diferenças entre elas e as dores verdadeiras do parto, surge uma pequena dúvida: existem fatores desencadeantes?
Na realidade, sim. Muitas vezes as contrações de Braxton Hicks podem começar como um resultado de alguma ação específica, como:
Excesso de esforço ou atividade física;
Desidratação;
Relação sexual;
Apertar o abdômen;
A movimentação do bebê dentro do útero.
Como aliviar as contrações de Braxton Hicks?
Ainda que as contrações de Braxton Hicks sejam consideradas leves, ninguém gosta de sentir desconforto, ainda mais durante a gestação que já é um período cheio de cuidados necessários. Por isso, existem algumas formas de aliviar esses sintomas, como:
Fazer uma caminhada leve, ainda que seja dentro de casa (contrações verdadeiras não passam com a movimentação);
Dormir ou tomar um banho quente para promover o relaxamento corporal;
Diferentemente das contrações de Braxton Hicks, as contrações que indicam o início do trabalho de parto podem ter início a partir da 37ª semana de gestação, com intervalos regulares, que se iniciam de 20 em 20 minutos até permanecerem de 5 em 5 minutos, com duração de até 45 segundos.
A barriga se enrijece por completo, a dor é intensa e o desconforto não ameniza mesmo em repouso absoluto.
Ao contrário das contrações de Braxton Hicks, quando chega, de fato, a hora do nascimento, as dores começam pela lombar e se alastram para a pélvis. Enquanto o corpo está apenas simulando contrações, o desconforto começa diretamente na região pélvica.
Além disso, a futura mamãe pode apresentar dificuldade de locomoção quando as contrações se iniciam, uma vez que essa dor difusa pode ser incapacitante. E, é claro, existe o famoso rompimento da bolsa de líquido amniótico, aquela responsável por encapsular o bebê e mantê-lo protegido e nutrido.
Esse momento pode ser muito embaraçoso, afinal, ele sempre chega de surpresa e a mulher sente como se estivesse urinando involuntariamente.
Quando devo procurar ajuda médica?
Via de regra, o obstetra responsável por todo o pré-natal e, futuramente, pelo nascimento do bebê, coloca-se à disposição da mãe para sanar dúvidas sempre que necessário.
Esse canal aberto é de extrema importância, uma vez que o bebê não marca horário para nascer e o trabalho de parto pode ter início em plena madrugada.
Então, se houver maiores preocupações com sintomas diferentes do previsto ou o risco de um nascimento prematuro, há necessidade de procurar seu médico.
Por outro lado, pode ser preciso buscar o profissional da saúde com urgência se algum dos sintomas a seguir surgirem:
Contrações insuportáveis;
Vazamento de líquido em pouca quantidade, porém de forma contínua;
Sangramento vaginal;
Contrações fortes a cada cinco minutos durante uma hora;
Alterações notáveis na movimentação do bebê;
Sinais claros de trabalho de parto antes das 37 semanas.
Agora ficou claro quais sinais evidenciam se o desconforto sentido trata-se de contrações de Braxton Hicks ou se é o nascimento chegando, não é mesmo?