logo Dicas para tirar o bebê da fralda - lillo

Dicas para tirar o bebê da fralda

Compartilhe nas redes:
Publicado em Primeiros Passos

Quando o assunto é troca de fraldas, logo a mamãe e o papai viram craques, não é mesmo? Agora, na hora de tirar o bebê da fralda, é preciso muita habilidade e paciência.

Para iniciar o desfralde do bebê, o ideal é esperar a fase do preparo fisiológico, ou seja, quando ele começa a ter controle dos músculos e dos nervos do ânus e da uretra. Isso costuma ocorrer por volta de 1 ano e 6 meses de idade.

Primeiro, o bebê precisa conhecer a diferença entre fazer xixi e cocô na fralda e no penico. Comece mostrando o vaso sanitário, o cocô indo embora pela descarga, além dos hábitos de higiene, como o uso do papel higiênico.

Depois, coloque o bebê para fazer xixi no penico, mesmo que saia apenas um pingo. A partir daí, é só levá-lo a cada duas horas no banheiro. Com o cocô é mais fácil, porque o bebê costuma sentir vontade no mesmo horário.

O diálogo entre mamãe e filho é importante quando se está tirando a fralda do bebê. Por isso, a mamãe deve perguntar constantemente se o bebê está com vontade de fazer xixi ou cocô.

Quando o bebê fica sem fralda e corre para mostrar para a mamãe que está ficando molhado, é sinal de que ele está aprendendo a fazer xixi no penico. Assim que o bebê aprender a usar o penico de vez, a mamãe pode retirar a fralda noturna, mas deve levá-lo para fazer xixi durante a noite.