15 dicas de brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças

15 dicas de brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças

15 dicas de brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças

Já sabe o que vai fazer no Dia das Crianças? Participe com a gente do projeto Reconecte e programe-se para passar o feriado ao lado dos filhos

Caixa que é caverna. Sabugo que é boneco. Tintas que transbordam do papel e dão asas à imaginação. Brincar é sinônimo de ser criança. É também sinônimo de descobrir, inventar, aprender e imaginar. E os pais não só podem, como devem entrar na brincadeira!

Pensando nisso, a Pais&Filhos, em parceria com a Lillo, propõe a você o projeto Reconecte. Por meio dele, a comemoração do Dia das Crianças vai unir a diversão ao contato entre pais e filhos de uma forma inusitada. No dia 12 de outubro, ficaremos exatas seis horas sem publicar em nossas redes sociais. Das 10h às 16h, sugerimos que você se desconecte, como a gente, de qualquer tela, seja ela do celular, do computador ou do tablet, para dedicar um tempo exclusivo aos filhos. Mas não há motivos para se preocupar se você não souber por onde começar! Até a data marcada, vamos compartilhar inúmeras ideias de brincadeiras e atividades para ninguém ficar parado.

Independentemente do que escolherem fazer, o importante mesmo é estar ao lado do filho e otimizar esse tempo. Como lembra Sheila Leal, mãe de Gabrielle, fonoaudióloga e psicopedagoga especialista em desenvolvimento infantil, é "compromisso dos pais estar pelo menos 15 minutos ao lado dos filhos, por meio de atividades rotineiras e diárias". Que esse Dia das Crianças seja um marco para relembrar a importância do convívio familiar.

Então, vamos entrar juntos nessa brincadeira? No dia 12, vale tudo, inclusive se atentar à programação da sua cidade. Uma dica é que as crianças amam surpresas e nada melhor do que surpreendê-las no dia delas. Que tal escolher um restaurante diferente para comer, ou conhecer um parque que o seu filho sempre quis visitar mas nunca deu tempo? Decidir juntos o destino também é uma possibilidade! O importante é se programar para aproveitar ao máximo. Se a ideia for passar esse tempo em casa, o leque de atividades também é enorme. Selecionamos algumas para te inspirar!

1. Teatro de fantoches

Histórias ajudam a estimular a imaginação e favorecem o mundo lúdico da criança, o que é superimportante. No teatro de fantoches, a criatividade vai comandar o espetáculo. Os atores podem ser bonecos confeccionados ou até meias customizadas. Os adultos podem começar a contar a história. Depois, as posições se invertem e os filhos inventam seus próprios enredos.

2. Desenho maluco

Separe folhas de papel, canetas coloridas, tintas e pincel e deixe a imaginação tomar conta. Ao final da atividade, vale expor as obras-primas em uma galeria de arte da família. Vocês vão concluir que a casa só tem artistas! "Desenhar com os filhos e abordar coisas relacionadas ao que eles estão vivendo no momento é muito recomendado", indica Sheila.

Para quem quiser ir além, existe o jogo chamado Desenho Maluco. Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.

3. Mãos na massa

Quem não gosta de brincar de massinha? O melhor dela é que pode ser feita em casa. Você só vai precisar de uma xícara de sal, quatro de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo e corantes alimentícios das cores que preferir. Depois, é só misturar tudo e, literalmente, colocar as mãos na massa!

4. Imaginação no comando

Sabe aquela caixa de papelão sem uso jogada na despensa de casa? Você tem um grande aliado para a diversão em família e nem sabia! Com um pouco de cor, traços e, lógico, criatividade, ela pode ser transformada em avião, carro, casa, e o que mais a imaginação permitir.

O mesmo vale para as revistas e gibis antigos. Essas folhas podem virar aviões de papel ou barcos à vela com simples dobraduras. A largada será dada e, pelos ares ou pelas águas, a família vai fazer suas apostas para os vencedores das corridas e a diversão será garantida!

5. Revirando o baú

Chegou a hora de os pais relembrarem as brincadeiras da época deles. Bolinha de gude, peteca, jogo de varetas, banco imobiliário... Segundo Raquel Luzardo, mãe de Gabriel e fonoaudióloga, as crianças têm muito interesse em saber como os pais eram quando criança. Assim, ao mesmo tempo em que os pais têm a oportunidade de ter uma lembrança gostosa da época de infância, os filhos criam uma conexão muito forte com eles.

6. Telefone sem fio

Para essa brincadeira, todo mundo deve ficar em círculo. O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do próximo. A mensagem vai passando adiante e cada um vai dizendo o que entendeu. A última pessoa vai repetir, em voz alta, o que ouviu. O desafio é descobrir se a mensagem permaneceu a mesma do começo ao fim. Alerta: essa brincadeira pode render várias gargalhadas.

7. Batata quente diferente

Essa brincadeira foi proposta por Raquel e a gente amou a ideia. Usaremos o celular, mas de um jeito inusitado. A brincadeira consiste em sentar em roda e programar a opção de foto do celular no timer. Iniciada a contagem regressiva para o clique, o celular servirá de batata quente e passará de mão em mão. Quando o tempo se esgotar, a foto não deixará mentir quais mãos foram as últimas. Depois da brincadeira, vale sentar junto e se divertir com as fotos que ficaram registradas.

8. Quem sou eu?

Para esse jogo, são necessárias habilidades de detetive! Os jogadores também devem estar em roda. Cada um escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo alguém de seu convívio, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ele é. Por exemplo: "eu sou uma mulher?". E os jogadores só podem responder sim ou não. Cada um tem uma chance de tentar adivinhar.

9. Stop!

No Stop!, a família definirá em conjunto categorias de cores, animais, carros, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias em um papel. Escolhida uma letra, todos preenchem a folha, de acordo com as categorias, com palavras que comecem com a letra escolhida. Aquele que acabar primeiro grita "Stop!". O jogo pode acontecer de forma individual, mas pensar junto e dividir a família em equipes é mais divertido.

10. Um, dois, três, ação!

Em pedaços de papel, escreva nomes de filmes, atores, ações. Eles devem ser sorteados entre os participantes. Um representante da equipe deve fazer com que os outros descubram o que ele tirou. Mas o desafio se dá ao passo que ele não pode falar ou emitir sons, apenas gesticular. A mímica vai entrar em ação! Quem se sairá melhor?

11. Alerta cor

Essa brincadeira pede um espaço grande! Uma pessoa é escolhida para ser o pegador e as demais ficam espalhadas pelo cômodo. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.

12. Acampamento 

As crianças amam acampamento! Podemos usar barracas de verdade ou improvisar com cadeiras, lençóis, almofadas e coisas que temos em casa. O lugar escolhido para o camping é a própria sala de casa e todo mundo ajudará a montar as barracas.

13. Piquenique

Nesse dia, o jantar vai acontecer de uma forma diferente! É só estender uma toalha no chão da sala e todo mundo vai ser convidado a comer ali mesmo. E o cardápio também pode ser escolhido em conjunto. Entre sanduíches, frutas e sucos, a criança pode ajudar na preparação.

14. Memória dos objetos

Essa atividade é para exercitar a memória. Objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos do seu filho podem ser usados. O primeiro passo é separar 10 objetos. Assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que sumiu.

Escolher um cômodo da casa também pode ser uma opção. Agora, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos.

15. Caça ao tesouro

O tesouro está escondido e o mapa do pirata é a própria casa! Todas as pistas estarão espalhadas e farão todo mundo quebrar a cabeça para pensar em conjunto. Como recompensa, as crianças vão ganhar abraços, beijos e muito carinho.

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade
Anterior As fases de dentição da criança
Próximo SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS EM CRIANÇAS PREJUDICA O SONO NOTURNO

Conheça nosso Blog

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo

Ao enviar, confirmo que li e aceito sua Declaração de Privacidade e gostaria de receber e-mails de marketing e / ou promocionais da Lillo

Mucambo S/A - CNPJ: 15.107.246/0004-87 Copyright © 2020 - Lillo Store. Todos os direitos reservados