logo 10 dúvidas frequentes quando o bebê nasce - lillo

10 dúvidas frequentes quando o bebê nasce

Compartilhe nas redes:
Publicado em Cuidados com o Bebê

1. Como limpar corretamente o umbigo do bebê?
Molhe um pedaço de algodão ou cotonete com álcool 70% e passe, com cuidado, na superfície e no entorno do umbigo. Assim que o umbigo cair, continue o processo durante três dias.

2. Como diferenciar o choro da fome do choro da cólica?
O choro causado pela cólica é sempre mais intenso que qualquer outro choro do bebê. Ele se torna mais frequente durante a noite e tende a cessar quando o bebê completa quatro meses de vida. O choro da fome normalmente acontece no decorrer do dia, menos súbito, porém algumas vezes é confundido com o de manha. Essa distinção torna-se cada vez mais fácil no decorrer dos meses, quando a mamãe e o bebê vão se conhecendo.

3. A alimentação da mãe influencia na cólica?
Não se sabe ao certo, mas há relatos de mães que ingeriram alimentos que deixaram os bebês mais agitados e com desconforto, como chocolate, refrigerante e feijão. Até que se descubra cientificamente, recomenda-se evitar esse tipo de alimento.

4. É normal o bebê querer mamar o tempo todo?
Sim. O indicado é que o bebê mame de três em três horas, somando isso, dá de 8 a 10 vezes ao dia. Caso essa conta estenda-se, fique tranquila, pois é uma maneira do pequeno estimular a produção de leite e saciar sua fome. Por mais novo que seja, ele sabe quanto precisa.

5. Como saber quando o bebê tem refluxo?
Vômitos após as mamadas, perda de peso, irritação, tosse e sono agitado podem ser sinais de refluxo. Porém, isso pode ocorrer normalmente em alguns casos, devido ao organismo do bebê. Por isso, recomenda-se sempre procurar o pediatra.

6. Como fazer o bebê parar de soluçar?
Por incrível que pareça, a melhor maneira é colocá-lo para arrotar. Os soluços costumam aparecer após a mamada, devido aos gases do leite.

7. É normal quando o bebê fica muito tempo sem evacuar?
Normalmente os bebês que se alimentam somente com o leite da mãe costumam ficar até 10 dias sem evacuar. Mas em todo caso, recomenda-se sempre procurar um pediatra.

8. O bebê costuma ter febre quando os dentes estão nascendo?
Sim, nessa fase é totalmente normal o bebê ficar irritado, babar bastante e ter febres baixas. A mamãe pode ajudar a amenizar esses sintomas dando ao pequeno um mordedor Lillo, que massageia a gengiva e dá sensação de alívio.

9. A pele do bebê fica irritada com o calor?
A pele do bebê pode ficar irritada nessa fase, mas não é uma reação alérgica ao calor e sim uma reação ao suor causado pelas roupas, chamada de brotoeja. Banhos frequentes e pouca roupa podem ajudar a evitar essas reações cutâneas.

10. Qual a temperatura ideal do banho do bebê?
Normalmente 36 ºC, mas essa temperatura pode ser medida pela própria mamãe. Basta colocar o antebraço na água durante alguns segundos; se a água não estiver nem muito fria, nem muito quente, ela está ideal para o pequeno.

Fonte: M de Mulher