///O primeiro corte de cabelo do bebê

O primeiro corte de cabelo do bebê

Publicado em Cuidados com o Bebê em 03/03/2016

O primeiro corte de cabelo do bebê é cercado de dúvidas por parte dos pais. Uma delas é em relação à idade do filho. Não existem regras, mas pode ser que seja necessário cortar o cabelo do bebê logo nos primeiros 5 meses de idade, se ele for cabeludinho. Para os bebês com poucas mechas, o corte pode demorar mais de 10 meses para acontecer.

Cada bebê tem suas particularidades e com o cabelo não é diferente. O momento ideal para o primeiro corte de cabelo é quando as mechas começam a cair no rosto do bebê ou quando estão desconexas, como um lado maior que o outro.

Se o corte for bem simples, apenas poucas mechas, a mamãe pode cortar o cabelo do bebê em casa, usando uma tesoura específica. Para isso, é preciso que o bebê esteja bem relaxado ou distraído com um brinquedo.

Dicas para cortar o cabelo do bebê

Priorize a segurança do bebê durante o manuseio do cabelo e da tesoura e corte as mechas aos pouquinhos. Antes de iniciar, coloque uma toalhinha no ombro para protegê-lo e separe algodão e água para limpar os fios que caem na pele dele. Convide o papai ou a vovó para ajudar nessa missão.

Para ficar mais fácil, o ideal é levar o filho a um salão de cabeleireiro especializado em bebês. Caso não encontre um especialista na sua cidade, procure indicações de cabeleireiros que saibam lidar com bebês. Aproveite e registre o momento para mostrar à família!