///Dicas para escolher o pediatra do bebê

Dicas para escolher o pediatra do bebê

Publicado em Cuidados com o Bebê em 09/03/2016

Na hora de escolher o pediatra para o bebê, é importante que a mamãe pesquise o profissional antes mesmo do nascimento dele, para que o médico esteja no parto se for necessário.

Antes de definir o pediatra do bebê, faça uma pesquisa na internet sobre o profissional que encontrou. Na internet é possível descobrir mais informações sobre o pediatra, como participações em congressos, pesquisas e até mesmo sobre processos judiciais, caso o médico tenha sofrido algum.

Outra maneira de escolher o pediatra é por meio de indicações de amigos, afinal, já conhecem o profissional. Lembre-se: o pediatra costuma acompanhar a criança desde os primeiros dias de vida até os 12 anos de idade. Portanto, veja as dicas a seguir e faça a escolha certa:

  • Alô, doutor!
    Tenha certeza de que o pediatra informa todos os meios de contato possíveis, como telefone da casa, do escritório, celular, e-mail e até redes sociais, enfim, toda forma de comunicação é válida e pode ser necessária.
  • Sem problemas
    Pesquise a opinião do pediatra sobre tratamentos alternativos, como a homeopatia para crianças. Quando os pais são favoráveis e o médico não, a relação pode ficar fragilizada.
  • Convênio médico
    Para não ter surpresas, saiba como funciona o plano de saúde e quais serviços podem ser contratados. Confira se o pediatra da criança atende em hospital de pronto-atendimento, para eventuais emergências.
  • Alimentação
    Quando o assunto é crescimento saudável, converse com o pediatra sobre a alimentação do bebê. A introdução de alimentos no cardápio do bebê, por exemplo, deve ser orientada pelo pediatra.
  • Imprevistos
    Antes mesmo de escolher o pediatra, saiba se ele viaja bastante e quando costuma tirar férias. Veja como proceder quando o pediatra estiver ausente e não fique com dúvidas!