//Como um recém-nascido enxerga os pais?

Como um recém-nascido enxerga os pais?

Publicado em Sem categoria em 26/04/2017

Combinando tecnologia, matemática e estudos anteriormente realizados sobre a percepção visual infantil, investigadores da Universidade de Oslo conseguiram demonstrar, pela primeira vez, como o recém-nascido vê os rostos e as expressões faciais.

Os resultados deste estudo demonstram que um bebê recém-nascido com 2 ou 3 dias consegue identificar rostos e talvez ler as emoções faciais a uma distância de 30 cm (distância que vai do rosto da mãe ao peito). Quando a distância aumenta para 60 cm, a imagem é desfocada, impedindo que o recém-nascido consiga identificar rostos ou expressões faciais.

Ao nascer, a visão ainda não está completamente desenvolvida e o bebê só consegue focar a pequenas distâncias. Nas primeiras semanas de vida, o bebê distingue apenas tons de altos contrastes (preto/branco) e não distingue as cores (só o fará por volta dos 3-4 meses de vida).

O cérebro precisa de algum tempo para “aprender a ver”. Esta capacidade desenvolve-se progressivamente ao longo dos primeiros 3 meses de vida, em conjunto com a coordenação mão-olho. À medida que o cérebro processa a informação visual, começa a formar um quadro lógico e a refletir o mundo real que consegue interpretar.

O estudo revela também que durante décadas a percepção que tínhamos sobre a visão de um recém-nascido estava errada e mal documentada.

Enquanto os estudos anteriores se baseavam em fotografias estáticas, os investigadores da Universidade de Oslo usaram imagens em movimento, fator determinante para conseguirem perceber até que distância os lactentes conseguiam identificar rostos e perceber o significado das expressões faciais.