Publicado em Tentantes em 12/05/2016

Somos resultado da influência do mundo sobre nosso corpo. Isso vale para todos nossos órgãos e sistemas, inclusive o reprodutor. A produção e desenvolvimento de gametas (espermatozoides e óvulos) depende de hormônios e outras substâncias que dependem do metabolismo adequado de açúcares, gorduras e outros hormônios. Enfim, tudo em nosso corpo está conectado.

Quanto mais saudável for um casal que deseja engravidar, seja naturalmente ou por meio de técnicas de reprodução assistida, maior será a chance de sucesso. Confira as dicas a seguir:

1. Não fume e não beba

O cigarro pode alterar a movimentação dos espermatozoides e causar mutação em gametas masculinos e femininos. Mulheres que fumam têm 60% mais chances de ter infertilidade.

O álcool altera a produção hormonal, interfere na movimentação dos espermatozoides e está envolvido até mesmo no desenvolvimento de endometriose em mulheres.

Se você é tabagista, procure um acompanhamento psicológico e eventualmente clínico para combater o vício, uma vez que sozinho é muito difícil. Comece a fazer atividades físicas, que também ajudam a parar de fumar.

2. Coma corretamente e faça exercícios físicos

O aumento de peso está relacionado à endometriose e a alterações hormonais, podendo inclusive interromper a ovulação. Homens obesos têm aproximadamente 3 vezes mais alterações nos espermatozoides.

Procure um nutricionista e um professor de educação física. Isso não só terá um impacto na sua qualidade de vida como também aumentará as chances de gravidez, seja naturalmente, seja por meio de técnicas de reprodução assistida.

3. Durma bem, não fique ansiosa e evite o estresse

Fatores emocionais e um sono saudável são fundamentais para o funcionamento normal do sistema hormonal, além de serem importantes para o sistema imunológico. Se necessário, procure um psicólogo.

4. Converse com seu médico

O acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, profissional de educação física, psicólogo e médico obstetra é fundamental para iniciar uma gravidez saudável.

Casais que já estão tentando engravidar há mais de um ano devem procurar um especialista em fertilidade.

Fábio Aiello Padilla
CRM: 112.036
Ginecologista e Obstetra especialista em Reprodução Humana
Clínica Espaço M.