Publicado em Tentantes em 20/05/2016

Grande vilã da gravidez, a ansiedade pode ser o motivo pelo qual a mulher não engravida. A rotina estressante e o ritmo desenfreado não combinam com a fertilidade da mulher. Portanto, se o desejo de engravidar fala mais alto, fique tranquila e não perca as dicas a seguir:

Pare os métodos contraceptivos
Esqueça o anticoncepcional! Essa é a primeira ação que deve ser tomada. É importante lembrar que cada organismo funciona de um jeito, então, ao eliminar a pílula, pode levar certo tempo para o corpo se acostumar. Consulte seu médico!

Conheça o seu ciclo menstrual
Para saber o período fértil, ou seja, aquele mais fácil para engravidar, conheça o seu ciclo menstrual. Existem aplicativos para celular que calculam o período fértil, assim é fácil descobrir o melhor dia para engravidar.

Não se apegue ao período fértil
Para engravidar, ter relação sexual no período fértil é imprescindível, porém não precisa virar uma regra. Aproveitar todos os dias do calendário e ficar menos encanada pode tornar a missão de engravidar muito mais fácil!

Vá ao ginecologista
Procurar o ginecologista antes mesmo de engravidar para tirar todas as dúvidas sobre gravidez é indispensável. O especialista faz o check-up, ou seja, pede vários exames específicos e rotineiros para saber se a saúde da mulher que deseja engravidar está em dia.

Tenha um cardápio mais saudável
O consumo de frutas, verduras, fibras e água ajuda a preparar o corpo para a gravidez. Por isso, é preciso incluir no cardápio alimentos ricos em ácido fólico e outras vitaminas essenciais para a saúde e bem-estar do bebê e da mamãe.

Livre o corpo das toxinas
Por falar em ter hábitos de vida mais saudáveis, é preciso dar adeus ao cigarro e às bebidas alcoólicas. O corpo livre de toxinas é necessário para se ter uma gravidez saudável tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Comece a tomar ácido fólico
O ácido fólico, conhecido também como vitamina B9, ajuda a diminuir os riscos de má-formação do tubo neural. O ideal é que a futura mamãe comece a tomar o suplemento pelo menos três meses antes da gravidez.