Publicado em Saúde e Comportamento em 09/03/2016

Toda mamãe tem a dúvida: “posso praticar exercícios físicos na gravidez?”. Pode sim! Aliás, gestação saudável e atividade física durante a gravidez combinam muito bem.

A caminhada, por exemplo, é uma ótima opção para a grávida. Só é preciso ter cuidado com atividades que oferecem riscos à saúde do bebê e da mamãe, como esportes com bola, lutas, patinação, entre outras.

Quando a mulher está grávida, manter-se ativa durante a gestação promove mais disposição, menos inchaço, diminui enjoos e ajuda a prevenir doenças, como diabetes gestacional e pressão alta na gravidez.

Sem contar os benefícios para a hora do parto, pois os exercícios trazem melhor preparo muscular e cardiovascular, além de rápida recuperação pós-parto. Mas, antes, é importante que a mamãe tenha sido liberada pelo obstetra para praticar atividade física.

Na hora de se exercitar, o tempo mínimo de 30 minutos é ideal, de três a cinco vezes por semana. Quando for praticar exercícios, priorize o bem-estar do bebê, tomando os cuidados a seguir: evite ficar muito tempo de barriga para cima e respeite os limites e os sinais do corpo.