Publicado em Saúde e Comportamento em 09/05/2016

Para evitar desconforto durante a amamentação, cuidar das mamas é indispensável. Caso esteja com dificuldade para amamentar, antes de aderir às receitas caseiras o ideal é procurar o seu médico, que lhe dará orientações corretas.

Os cuidados com as mamas são simples, confira a seguir:

Dores nas mamas
Nos primeiros meses da amamentação é comum sentir as mamas mais pesadas e duras. Isso acontece devido à demanda da produção de leite, que é muito intensa nessa fase. Uma solução simples é ofertar o leite para o seu bebê sempre. Antes, massageie delicadamente as mamas com as mãos e a aréola com os dedos. Com isso, a pega do bebê fica mais fácil.

Cuidados com os bicos
Não é preciso limpar os bicos sempre que o bebê mamar. Por ser uma área muito sensível, isso pode causar feridas e fissuras nas mamas. Além disso, as próprias mamas liberam uma solução hidratante e antisséptica que protege as mamas de forma natural.

Sutiã adequado
Escolha peças superconfortáveis, com tamanho ideal para os seus seios. Prefira sutiãs especiais para amamentação Lillo Mamy. Peças apertadas podem interferir na produção do leite e prejudicar a amamentação. A sustentação dos seios é importante para evitar dores nas costas, principalmente para as mamães que têm seios maiores.

Hidratantes e perfumes
Não passe produtos nem perfumes na região das mamas durante a amamentação, para evitar uma alergia de contato no bebê. Portanto, o melhor cuidado nesse período é deixar as mamas livres de qualquer substância!