Publicado em Saúde e Comportamento em 09/03/2016

Quando a mulher está grávida, tudo o que acontece com o corpo é novidade, desde os primeiros sintomas da gravidez até as mudanças físicas e psicológicas que acontecem ao longo da gestação. O enjoo é um dos principais sintomas da gravidez e atinge a maioria das mulheres que engravidam.

Veja as dicas a seguir para diminuir o enjoo na gestação:

Alimentação
Quando o assunto é dieta na gravidez, prefira pequenas quantidades, porém coma com mais frequência. O benefício de comer a cada três horas não é mito: faz muito bem e ajuda a evitar o enjoo. Quando estiver com enjoo, prefira alimentos secos, como biscoitos de água e sal ou torradas.

Apesar de ter desejos na gravidez, evite comer frituras e alimentos gordurosos, que pioram o enjoo na gestação. Com hábitos de alimentação saudável, tanto a mamãe quanto o bebê se sentem bem durante todo o período gestacional.

Ingestão de líquidos
Não tome líquido demais logo pela manhã ou quando está sentindo enjoo. Mas lembre-se: a mamãe e o bebê precisam se hidratar, então é essencial beber água na gravidez. Se os enjoos já fazem parte da rotina, vale a pena investir em bebidas com alto índice de minerais, como a água de coco.

Ambiente
Prefira ambientes com ventilação, pois ajudam a diminuir o enjoo na gravidez, afinal, nada melhor que ar fresco para se sentir melhor, não é mesmo?