Publicado em Gravidez Saúde e Comportamento em 30/05/2018

Nada mais comum que ter oscilação de humor na gravidez durante o passar do dia, mas se engana quem pensa que os hormônios são os únicos culpados. As mudanças físicas, ansiedade e o medo são algumas das causas mais frequentes da oscilação de humor entre as futuras mamães. “Os principais sintomas relacionados a oscilação de humor na gravidez não são necessariamente de hormônios, mas sim são da parte emocional da mulher”, afirma o obstetra Braulio Zorzella.

Até as que planejaram são surpreendidas durante a gravidez, por exemplo, com questionamentos sobre o futuro e preocupações com a situação financeira. Mas, calma! Tudo é uma questão de fase e com certeza você vai aproveitar os melhores momentos da sua gestação.

No começo, o sintoma mais incômodo pode ser o enjôo, que acontece nas primeiras 12 semanas de gestação, podendo privar a mãe de um dos principais prazeres da vida: comer. As mudanças no corpo também causam certo desconforto nas gestantes como os pés inchados, inchaço e dores na coluna. Além da azia e má digestão que podem deixar a rotina ainda mais complicada.

Segundo Zorzella, a importância dos hormônios durante a gravidez é manter o seu desenvolvimento de forma natural. E como já falamos, os hormônios podem não ser os principais causadores da oscilação de humor, mas a progesterona e o estrogênio, podem fazer a grávida se sentir como se estivesse durante uma tensão pré-menstrual.

Uma dica valiosa para as futuras mamães é ficar um pouco de fora de notícias trágicas, algumas envolvendo crianças podem mexer com suas emoções.

E não se assuste! Quando chegar na hora do parto, você ainda vai sentir os efeitos da oscilação de humor, pois a ansiedade de ver o rostinho do seu filho pode desencadear algumas lágrimas, mas que são de felicidade!

Apesar de fazer parte da experiência da gestação, é necessário encarar tudo com bom humor e não deixar a peteca cair. Converse com seus amigos e familiares sobre suas emoções, dores e incômodos e foque em algo que te distraia.