Publicado em Fases da gestação em 21/05/2016

10 a 13 semanas e meia de gestação

No terceiro mês de gravidez, o risco de aborto diminui consideravelmente. Por isso, existem papais que preferem aguardar esse momento para contar para todos sobre o bebê que está por vir. Nessa fase, a mamãe sente mais cansaço, porque a quantidade de sangue aumenta. Porém, o enjoo começa a diminuir. Os seios ficam maiores e a aréola forma pequenas glândulas para hidratar e proteger as mamas contra fissuras e rachaduras.

O terceiro mês pode vir acompanhado de ganho ou perda de peso, tudo depende de como foram as primeiras semanas de gravidez. Os vômitos provocam perda de peso, e isso é normal. Neste período, a mamãe ainda não sente o bebê se mexendo. Porém, ele já responde quando é estimulado, por exemplo, quando a barriga é tocada.

Nesta etapa, a arcada dentária, cabelos, olhos e unhas começam a se desenvolver. O órgão genital (sexo do bebê) está formado, mas quase sempre ainda não é possível identificá-lo no ultrassom. O bebê já tem pálpebras e a cabeça é maior que o restante do corpo. Também aumenta a produção dos neurônios, deixando os sentidos do bebê, como tato e audição, cada vez mais aguçados.