Publicado em Fases da gestação em 21/05/2016

23 a 27 semanas de gestação

No sexto mês de gestação, a produção de hormônios da gravidez aumenta. Isso pode ocasionar alterações de humor e aumentar a libido. O sexo durante a gravidez é liberado, desde que haja restrições médicas, e nesta fase é ainda mais prazeroso. Também podem aparecer pelos indesejáveis e manchas na pele, que desaparecem no fim da gestação. Nesta fase, o peso da barriga é crescente e, consequentemente, os desconfortos também.

Agora, o bebê começa a abrir os olhos e se mexer constantemente. Dá para sentir ele se movimentando, mesmo sem chutes ou soquinhos. Ele dá piruetas que são capazes de deixar as costelas doloridas. O rosto já está praticamente formado, mas os pulmões ainda não estão completamente prontos para a vida fora da barriga quentinha e agradável da mamãe.

Nesta fase, o bebê já capta ponto de luz com as mãozinhas e começa a treinar o tato. A musculatura também está mais forte. Ele treina o paladar e a deglutinação durante a ingestão de líquido amniótico. Com a audição mais aguçada, a voz da mamãe e do papai é sempre bem-vinda. Ele a reconhecerá ao nascer, por isso, esse vínculo desde a barriga é tão importante.

Neste período, o desenvolvimento do cérebro do bebê acontece com mais intensidade. Para deixá-lo mais fortalecido, a alimentação da mamãe deve ser reforçada em ômega 3, presente nos vegetais, como brócolis, espinafre, couve e rúcula; e peixes de água profunda, como atum, bacalhau, salmão, cação e albacora. Os alimentos que contêm ferro também são indispensáveis. Fique de olho na alimentação balanceada!