Publicado em Fases da gestação em 21/05/2016

28 a 31 semanas e meia de gestação

Com o sétimo mês e a chegada do último semestre da gravidez, a sensação de que o nascimento do bebê está cada vez mais próximo só aumenta. Nesta fase, o bebê está mais perto das costelas inferiores, então, é comum sentir um pouco de falta de ar. Não fique com medo: isso não infere na saúde do bebê nem da mamãe.

Nesta época, o bebê começa a ganhar peso e a engordar. E, a essa altura, já está me busca de novidades, com mãos e olhos atentos. O estômago e o intestino já estão prontos. Os pulmões estão desenvolvidos o suficiente para que a respiração seja feita pelo nariz. Por isso, caso seja necessário, ele pode nascer antes do previsto.

Embora a hora do nascimento do bebê esteja cada vez mais próxima, os cuidados com a saúde continuam. Não se esqueça de realizar o teste de tolerância à glicose, o exame que esclarece se a mamãe está ou não com diabetes gestacional. Outros sintomas do sétimo mês são: gases, prisão de frente e câimbras, dores nas costas, alergias, corrimentos e incontinência urinária – que aumentam o risco de infecção.

A dica para amenizar esses sintomas é ficar de olho na alimentação e manter-se hidratada na medida certa. Comer alimentos ricos em ferro, por exemplo, diminui as câimbras. Procure reduzir ou eliminar o sal, evite frituras ao máximo. Não se esqueça: o corpo está trabalhando para que o bebê se desenvolva de maneira forte e saudável. Então, cuide-se!