Publicado em Fases da gestação em 21/05/2016

19 a 22 semanas e meia de gestação

Quase na metade da gestação, o quinto mês quase sempre vem acompanhado de muita ansiedade da mamãe. A partir de agora, tudo é mais intenso: os movimentos do bebê e os sintomas que se reforçam para que a mamãe esteja pronta para dar à luz e amamentar o filho. A barriguinha já está bem maior que antes e mais bonita.

Nesta fase, o corpo do bebê está praticamente formado e os pontapés são cada vez mais frequentes. Os ossos começam a se formar em um esqueleto já pronto, e os sistemas urinário, digestório e circulatório funcionam direitinho. As pernas e as unhas cresceram; a mamãe pode até sentir um arranhãozinho. Ele também já boceja, chupa os dedos, coloca o pé na boca… enfim, é um verdadeiro acrobata!

Outra modificação acontece na pele do bebê: uma nova substância surge para auxiliar na proteção contra a desidratação da pele. Essa camada, que lembra uma gordura, ajuda no controle de temperatura do corpo, proporcionando mais bem-estar para o bebê dentro da barriga da mamãe. Agora, os cabelos estão mais aparentes, mesmo que bem fininhos.

Já as mudanças no corpo da mamãe são muitas: a barriga está mais arredondada e pode aparecer aquela linha escura (linha nigra), que desaparece depois do parto. Os pés e as mãos estão mais inchados e a tendência é ganhar peso. Por isso, a prática de exercícios físicos sob orientação médica pode ser a solução para controlar o ganho de peso na gravidez. Não se esqueça de manter a hidratação em dia, com alimentação balanceada.