Publicado em Fases da gestação em 21/05/2016

13 semanas e meia de gestação a 18 semanas

No quarto mês de gestação, o corpo do bebê já está completamente formado, e a barriga da mamãe já está mais acentuada. Neste período, é possível saber o sexo do bebê, porque o ele já faz movimentos que ajudam na hora de o médico identificar se é menino ou menina.

Agora, começam os mais esperados chutes, já que o bebê começa a controlar os músculos. Ele também já fecha as mãozinhas e pode dar soquinhos. Já dá pra ver a sobrancelhas, a pontinha do nariz e o formato das bochechas. Diversos órgãos estão completamente formados. Nesta fase, o bebê responde aos estímulos externos, como luz e som. Por isso, na ultrassonografia, é possível identificar diferentes expressões faciais.

O corpo da mamãe tem ainda mais mudanças no quarto mês: a barriga cresce rapidamente, o abdome fica dolorido por conta do aumento de peso, o volume da barriga pode atrapalhar o sono, enfim, a gestação pode ocasionar desconfortos que, até então, eram desconhecidos. Em contrapartida, o enjoo e a irritabilidade diminuem.

Outra parte do corpo que tem modificações são as mamas, que ficam maiores, com mais grânulos, essenciais na hidratação e proteção da região. Nesta época, os hormônios trabalham para produzir o colostro, o primeiro leite rico em anticorpos e repleto de nutrientes. Podem ocorrer também: corrimento, excesso de salivação, coceira na pele e sangramento no nariz. Não fique com dúvidas: procure seu médico sempre que sentir necessidade.