Publicado em Estou grávida em 20/05/2016

Quando a mulher engravida, o corpo passa por transformações diversas. Por isso, é normal que os primeiros sintomas da gravidez não sejam tão agradáveis, como dor de cabeça, sono excessivo, enjoo e seios doloridos. Não se preocupe: o mal-estar na gravidez acontece, na maioria das vezes, apenas nos três primeiros meses de gestação. Depois, é só curtir a barriga e esperar a chegada do bebê.

Será que estou grávida?
O primeiro sintoma da gravidez é o atraso menstrual. Quando a menstruação atrasa, principalmente quando se tem o ciclo regular, a gravidez é, quase sempre, o motivo. Porém, situações como estresse, por exemplo, também podem ocasionar atraso na menstruação. Não fique na dúvida: faça o teste de gravidez para saber o quanto antes.

Sangramento
O sangramento vaginal pode ocorrer logo nas primeiras semanas de gravidez. Não fique com medo: isso acontece porque o embrião está na parede do útero. Normalmente, o sangramento é pequeno e não se intensifica. Ele pode até ser confundido com a menstruação, por causa da similaridade.

Seios doloridos e inchados
Para muitas mulheres, além do atraso na menstruação, as dores nos seios são os primeiros sintomas da gravidez. Durante as primeiras semanas de gravidez, com a mudança dos hormônios, o seio aumenta e fica dolorido, a aréola (ao redor do bico) fica mais escura e as veias da região ficam mais visíveis.

Enjoo
O enjoo é um dos sintomas mais comuns nas primeiras semanas de gravidez. Ele é provocado pelas alterações hormonais que acontecem no início da gravidez. A boa notícia é que, geralmente, os enjoos acabam por volta da 20ª semana de gestação.

Vontade de fazer xixi
Por causa da pressão que o útero faz sobre a bexiga, toda grávida sente vontade de fazer xixi a toda hora durante os primeiros meses de gravidez. Esse sintoma volta nos últimos meses, quando o bebê está mais encaixado.

Dores de cabeça
Grande parte das grávidas reclama das dores de cabeça durante os primeiros meses de gestação. As causas das dores de cabeça na gravidez são variadas: mudanças hormonais, aumento na circulação do sangue, congestão nasal, estresse e até mesmo ansiedade.

Sono e cansaço
O aumento da taxa de progesterona nas primeiras semanas de gravidez causa mudanças no sono e provoca uma sensação de cansaço. Além disso, ter que levantar no meio da noite para fazer xixi também prejudica a qualidade do sono durante a gestação.

Mudança de humor
Os primeiros meses da gestação vêm acompanhados de emoções à flor da pele. Em um momento, gargalhadas; segundos depois, choro. O humor sofre alterações durante a gravidez por conta da quantidade de hormônios que trabalham no corpo da mulher.