Publicado em Estou grávida em 03/10/2016

Durante o período de gestação, as grávidas costumam ter dificuldades para adormecer. Por isso, deixamos aqui alguns conselhos que poderão ajudá-la a contrariar essa tendência, permitindo-lhe, ao mesmo tempo, descansar e desenvolver uma gravidez saudável.

Alimentação

Menos cafeína. Reduza o consumo de cafeína, ingerindo menos café, alguns refrigerantes, bebidas com cafeína e comendo menos chocolates.

Chá de camomila para relaxar. Este chá pode acalmar os nervos, ainda que não existam provas científicas de que a camomila seja um leve sedativo. Este chá também poderá ajudá-la a sentir-se melhor no caso de sofrer de indigestão, flatulência, espasmos gastrointestinais ou inflamações do trato gastrointestinal.

Leite morno ao deitar. Alguns estudos revelam que o leite contém um aminoácido que torna as pálpebras pesadas, aumentando o nível de serotonina no cérebro; porém, há também especialistas que entendem que o efeito de sonolência provocado pelo consumo de leite morno não passa de mera imaginação. Mas até aqui tem funcionado!

Beba menos água a partir do final da tarde. Apesar de a grávida precisar beber muitos líquidos, é desejável que o faça em menor quantidade a partir do final da tarde, de forma a reduzir o número de idas ao banheiro durante a noite.

Faça um pequeno lanche antes de se deitar. Há especialistas que defendem que alimentos como o pão e as massas podem promover o sono. Assim, faça um lanche muito leve antes de se deitar, o que servirá também para evitar as náuseas.

Evite refeições e comidas picantes antes de se deitar. As comidas e alimentos picantes, assim como as grandes refeições antes de ir dormir, podem provocar azia. Estas refeições devem ser feitas de duas a três horas antes de se deitar.

Relax

Existem algumas técnicas de relaxamento que contribuem para um maior relaxamento da mente e do corpo e que podem ajudá-la a adormecer.

Ioga ou alongamentos são boas técnicas que a grávida pode utilizar para descontrair.

As massagens também são uma boa opção, mas é preciso escolher um massagista com experiência em massagens para grávidas. Se preferir, peça ao seu companheiro que lhe faça uma pequena massagem nos pés ou no pescoço antes de se deitar; você verá que isso também pode trazer um bom resultado.

Respire fundo. Respirar fundo baixa a pressão arterial e relaxa a musculatura, o que pode fazer você dormir melhor. Deite-se de costas com as pernas afastadas na largura dos ombros ou, se achar esta posição desconfortável, durma de lado com uma almofada entre as pernas. Feche a boca e inspire profunda e lentamente pelo nariz de forma a sentir os pulmões cheios. Retenha o ar, conte até quatro e expire, de novo, pelo nariz. Repita várias vezes.

Pratique exercício físico durante a gravidez. A prática de exercício é benéfica para o bem-estar físico e mental da grávida, uma vez que a deixa mais cansada, ajudando-a a dormir melhor. Porém, não é indicado praticar exercício físico perto da hora de dormir, mas sim, no máximo, até três a quatro horas antes.

Outros conselhos

Durma sobre o lado esquerdo. Esta posição não só incrementa o fluxo do sangue e dos nutrientes para o útero e para o bebê como favorece o trabalho dos rins. Para um maior conforto, a grávida pode colocar uma almofada entre as pernas, na altura dos joelhos, o que ajuda a suportar a parte inferior das costas.

Tire uma soneca. Dormir durante o dia, embora possa prejudicar o sono noturno, é uma forma de combater a fadiga que a grávida sente ao longo do dia.

Aromaterapia. Especialistas em aromaterapia dizem que a lavanda tem um aroma agradável que pode ajudar a grávida a adormecer. Espalhe algumas gotas de lavanda na almofada e na água do banho. Se ainda assim não conseguir adormecer, não fique se virando na cama nem olhando para o teto. Levante-se e mude de cômodo. Ler ou ouvir música pode trazer o sono de volta.

Se as dificuldades em adormecer permanecerem, o melhor é consultar o médico.

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