Publicado em A chegada do bebê em 29/07/2016

Nos preparativos para a chegada do bebê, a escolha do berço não pode ficar de fora. Existem vários tipos de berço e a tarefa de escolher o ideal para o seu bebê não é fácil. Com tantas opções, os papais precisam ter certeza de que o móvel tem medidas ideais para o quarto da criança ou, se for o caso, para o quarto da mamãe e do papai. Com a medida do espaço em mãos, fica mais fácil escolher o modelo certo. Antes de comprar, é importante priorizar a segurança do bebê. Portanto, escolha um modelo que possua o selo do INMETRO.

De acordo com o INMETRO, o certificado de segurança garante que o berço é resistente, possui cantos arredondados, não tem parafusos e conta com sistema de travamento das peças. Outro quesito que ajuda a evitar acidentes é o colchão do bebê. O ideal é que, ao ser colocado no berço, o colchão não permita o alcance das grades, pois a criança pode pular. O conforto também deve ser levado em consideração, até porque, nos primeiros meses, o bebê passa a maior parte do tempo dormindo, e boas noites de sono são indispensáveis para o crescimento saudável do filho.

A seguir, confira os tipos de berço e escolha o modelo ideal para o seu bebê:

Berço americano: o modelo de berço americano tem medidas aproximadas de 1,30 m de comprimento e 70 cm de largura. Essas medidas são apenas internas e servem para ajudar na compra do colchão. O berço americano tem formas mais clássicas. Existem modelos desmontáveis que permitem a retirada das grades.

berco

Berço nacional: como o próprio nome já diz, o berço tem medidas padronizadas no Brasil: 1,30 m de altura e 60 cm de largura, e é menor que o berço padrão americano, ideal para quarto pequeno. Em relação às cores e formas, o berço padrão nacional é parecido com o padrão americano.

Lillo_BERCO-NACIONAL

Berço minicama: prático e moderno, o modelo de berço minicama é ideal para economizar tempo e dinheiro e ter uma caminha para quando o pequeno estiver mais crescidinho. Há modelos que também podem ser usados como sofá. É bom para a fase de transição “do berço para a cama”, já que a criança está acostumada com o móvel.

Lillo_berco-mini-cama

Berço multifuncional: para as mamães que não abrem mão da praticidade, o modelo multifuncional é o mais apropriado. Ele pode ter uma cômoda, armários ou gaveta acoplada, o que facilita na hora dos cuidados com o bebê. Também economiza espaço no quarto da criança.

Berco multifuncional

Berço moisés: O berço tipo moisés ou miniberço é ideal para os primeiros meses do bebê. O modelo é compacto e fácil de transportar para qualquer lugar do quarto, porque é mais leve e possui rodinhas. Ele facilita na hora de deixar a criança bem pertinho dos pais durante a noite, principalmente nas primeiras semanas em casa.

Lillo_berco-MoisEs