Publicado em Relacionamento de Irmãos em 20/05/2016

Toda mamãe fica na dúvida na hora de preparar o filho para a chegada do irmão. O primeiro filho sempre recebeu a atenção dos pais e, de repente, tudo precisa ser dividido. Confira as dicas a seguir para amenizar o ciúme do irmão mais velho:

Ciúme é natural
O filho precisa entender que ter ciúme do irmão não é incomum. Isso faz parte da vida das pessoas. Por isso, mostre que você o compreende, que está disposta a ouvi-lo sempre e que o seu amor não vai mudar com a chegada do irmãozinho.

Reserve um tempo para cada um
O filho mais velho precisa sentir que ainda é amado pelos papais, tanto quanto o novo irmão. Uma boa alternativa é levá-lo no lugar em que ele gosta de passear e fazer programas rápidos com os pais.

Evite muitas mudanças
Com a chegada do irmão, evite trocar de casa ou de escola, por exemplo. O pequeno já está em fase de adaptação e qualquer nova mudança pode ser demais para ele.

Converse sobre os maus comportamentos
Caso o filho tenha um comportamento estranho que envolva o irmãozinho, como birra, mostre para ele que determinada atitude não é correta. O diálogo é sempre a melhor saída.

Envolva o filho mais velho nas tarefas
Para estimular o relacionamento entre irmãos, peça para o mais velho ajudá-la nas tarefas com o novo membro da família, mas sem obrigá-lo.

Nunca faça comparações
Comparações resultam em competições entre as crianças. Para evitar conflitos entre irmãos, o ideal é mantê-los sempre em clima de colaboração ao invés de competição.

Ensine a compartilhar
Com a chegada do irmão, o primogênito precisa aprender a dividir. Obrigá-lo não é o melhor jeito para ensiná-lo. Ele precisa compartilhar brinquedos de forma natural.

Não faça promessas
Gerar expectativa e depois frustração na criança não ajuda no processo de aceitação entre irmãos. Portanto, caso prometa algo, cumpra.

Peça ajuda
E não se esqueça: caso ainda se sinta perdida, consulte um especialista e tenha muita paciência, mamãe, pois é apenas uma fase de adaptação.