Publicado em Passeios e Viagem em 24/08/2016

Confira as opções de lugares para curtir com toda a família:

Praia

Brincar na areia pode ser divertido para toda a família! Mas é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação à saúde e segurança dos pequenos. Bom lugar para aproveitar os dias mais quentes, a praia exige cuidados especiais, principalmente quando o assunto é proteção e segurança. Para evitar exposição direta aos raios solares, o guarda-sol é indispensável. Vale usar também chapéus ou bonés. Utilize protetor solar em toda a extensão do corpo da criança, mesmo quando não há incidência direta do sol, e repita a aplicação de acordo com a orientação médica. Se for levar um bebê à praia, não deixe de consultar o pediatra. A exposição ao sol deve ser bem controlada. Não é recomendado que crianças com menos de 6 meses de idade sejam levadas à praia, pois é um ambiente propenso a ter micro-organismos que podem causar problemas ou irritações ao organismo do bebê. 

A hidratação também é essencial para toda a família. As crianças suam muito na praia, por isso precisam se hidratar a todo momento. Oriente as crianças a não se afastarem do local onde a família está. Sempre acompanhe as crianças de perto. Uma ótima dica é fazer uma pulseira de identificação de material impermeável, com o nome da criança e o telefone dos pais. Para prevenção de acidentes na praia, além do colete salva-vidas e supervisão de um adulto, é preciso respeitar as placas de sinalização. 

Clube

Assim como a praia, o clube é uma ótima alternativa para aproveitar o dia, principalmente quando há piscinas apropriadas para as crianças. É fundamental usar o colete de natação infantil, conhecido também como colete salva-vidas, mesmo que a criança saiba nadar. E não deixe de acompanhá-la à piscina.

Shopping

O shopping também é uma boa opção de passeio. A maioria conta com playground para divertir a criançada. É importante consultar a idade recomendada dos brinquedos e também respeitar as orientações de segurança. O shopping é um lugar gostoso para passear com a família e a maioria conta com a infraestrutura de que as crianças precisam, como, por exemplo, fraldário e banheiros infantis. Outra escolha divertida pode ser assistir a uma animação no cinema.

Praças, parques e playgrounds

Praças e parques são sempre um programa divertido com as crianças. Afinal, se tem um programa que as crianças curtem é brincar ao ar livre, não é mesmo? As crianças podem brincar no parquinho, andar de bicicleta, ter contato com a natureza. Para curtir o playground, as roupas leves e fresquinhas são indispensáveis. Também é importante levar trocas de roupas, já que a sujeira é inevitável. Por serem atividades ao ar livre, os cuidados com o sol e calor não podem ser dispensados. O horário ideal para o passeio é antes das 10h ou depois das 16h. Evite exposições prolongadas e não deixe as crianças sozinhas.

Zoológico

Conhecer as mais diversas espécies de animais no zoológico pode ser uma experiência curiosa e divertida. Mais que divertido, o passeio no zoo é educativo, principalmente se a criança já estiver mais crescidinha. Passar o dia no zoológico exige disposição, portanto, opte por roupas confortáveis e fresquinhas para toda a família. Ah, e não se esqueça do protetor solar, da hidratação e das pausas para descansar.

Museu

Levar o pequeno ao museu, ao contrário do que se imagina, pode ser um passeio bem interessante. Além de incentivar o gosto por repertórios culturais desde a infância, estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade. Antes da visita, é importante orientar o filho sobre o local e suas normas de segurança. Existem obras de arte e objetos que não podem ser tocados. Apesar disso, a criança deve se sentir à vontade para observar e, se for o caso, manusear e brincar. Essas experiências estimulam o desenvolvimento e também ajudam a introduzir a arte e a história de maneira divertida.