Publicado em Diversão Passeios e Viagem em 31/07/2017

Férias de Inverno

Nas férias de inverno o tempo mais frio pede lugares mais aquecidos para curtir com os pequenos. Os passeios diurnos com as crianças são os mais recomendados, pois muitas vezes o sol aparece e mantém o período mais agradável. Que tal aproveitar uma manhã em um parque ou até mesmo em um zoológico? Para evitar imprevistos confira a previsão do tempo com antecedência e esteja preparado para uma mudança repentina. Prefira vestir o filho com peças confortáveis e em camadas, para tirá-las quando esquentar e colocá-las quando esfriar. Não tem erro!

 

Um dia no parque

Passear no parque durante o inverno pode ser tão divertido quanto no verão, basta escolher um dia ensolarado e sair de casa mais cedo, já que o tempo pode esfriar mais rápido. A ideia é chegar ao destino o quanto antes e transformar o café da manhã em um piquenique. Quando estiver pensando no passeio, já prepare tudo com antecedência: bolsas e mochilas, roupas, alimentos, bebidas, e o que for preciso para o dia. Se ao amanhecer o tempo não estiver aberto, não desanime, use a criatividade para um café da manhã bem diferente em casa mesmo.

 

Um dia no zoológico

Não importa a estação, um passeio no zoológico com o pequeno tem tudo para ser muito divertido! Escolha um dia em que o clima está agradável, nem muito quente nem muito frio, para que seu filho possa conhecer de pertinho os animais que está acostumado a ver nos livros ilustrados e em desenhos animados. Certamente, o zoológico é um lugar onde não só as crianças se sentem animadas mas, também, toda a família. Para maior tranquilidade confira a estrutura do local com antecedência: restaurantes e lanchonetes; trocadores e um espaço para um gostoso descanso.

A seguir, confira a lista dos principais zoológicos do país:

São Paulo – SP

Zoológico de São Paulo

Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 4241 – Água Funda

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h30)

Telefone: (11) 5073-0811

 

Rio de Janeiro – RJ

Zoológico do Rio – RioZoo  

Endereço: Parque da Quinta da Boa Vista, S/N – São Cristóvão

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h)

Telefone: (21) 3878-4200

 

Belo Horizonte – MG

Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte

Endereço: Portaria I – Pampulha – Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000

Portaria II – Serrano – Av. Antônio Francisco Lisboa, 2,60

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h30 às 16h

Telefone: (31) 3277-8489

 

Brasília – DF

Zoológico de Brasília

Endereço: Av. das Nações Via L4 Sul

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h

Telefones: (61) 3445-7043

 

Salvador – BA

Zoológico de Salvador

Endereço: Rua Alto da Ondina, s/n.º – Ondina

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h30 às 17h

Telefones: (71) 3116-7951  

 

Belém – PA

Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi

Endereço: Av. Magalhães Barata, 376 – São Brás, Belém

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (91) 3182-3240

 

Pomerode – SC

Zoo Pomorode

Endereço: Rua Hermann Weege, 180, Centro, Pomerode – SC

Horário de funcionamento: todos os dias , das 8h às 18h; horário de verão: das 8h às 19h

Telefone: (47) 3387-4260

 

Um dia no shopping

No período de férias, a maioria dos shoppings centers contam com programação especial para as crianças. Escolha um dia em que o tempo está mais fechado ou até mesmo com chuva fraca. Antes de deixar o filho participar das atrações, confira a segurança e supervisão. Há atrações que permitem a presença dos pais. O cineminha é sempre esperado pelo pequeno. Aproveitem!

 

Um dia no teatro

Apesar de terem programação para as crianças o ano todo, os teatros abrem ainda mais temporadas de peças infantis durante as férias. Para encantar os pequenos, os clássicos da literatura e os musicais costumam abordar as histórias de maneira criativa e envolvente. Antes de comprar os ingressos confira se a peça está de acordo com a faixa etária do seu filho. Ah, e os bebês não ficam de fora, viu? Há espetáculos interativos pensados especialmente para os pequeninos!

 

Diversão em casa

Nos dias mais frios, não existe lugar mais aconchegante do que nossa casa, não é mesmo? Dá pra aproveitar a temporada e divertir o pequeno de um jeito fácil. Além das brincadeiras rotineiras, os papais podem criar uma lista de atividades diversas para fazer em casa como sessão cineminha com coleguinhas ou uma festa do pijama superdivertida. O teatrinho com fantoches são mais lúdicos, assim como montar quebra-cabeças, criar uma hortinha, entre outros passatempos. O mais importante é curtir as férias juntinhos e aproveitar cada momento.