Publicado em Quarto do Bebê em 03/10/2016

Definitivamente a cor entrou com tudo na decoração e no design de móveis e produtos, em todos os cantos da casa. A cor é a mais versátil e econômica ferramenta da decoração, e porque não utilizá-la no quarto do seu bebe.

PERCEPÇÃO DA COR

As cores nos afetam física e psicologicamente, e podem ser divididas basicamente em dois grupos: quentes ou frias. Em nossa mente associamos vermelhos , laranjas e amarelos, com o calor do sol e as cores do fogo. Azuis, verdes e violetas são frios devido `a sua associação com a natureza , a água , o céu e as matas.

Branco

A cor que tem em sua composição todas as outras cores, por isso mesmo é tão flexível. Os espaços onde prevalecem o branco, parecem mais amplos e claros. O branco conduz e distribui a luz com muita facilidade.

Vermelho

É essencialmente “quente e transbordante”. Dinâmico, o vermelho aquece e aproxima as pessoas. Detalhes vermelhos captam o olhar e podem modificar o ambiente. Utilizado em demasia causa uma certa agitação.

Amarelo

Ensolarada, positiva e alegre. A predominância do amarelo estimula o despertar , e cria uma atmosfera propícia e agradável para a atividade mental.

Azul

O azul é o oposto do vermelho . Sugere calma ,serenidade e frescor. Na decoração está muito associado a ambientes de praia e descanso.Fica mais destacado quando utilizado junto ao branco.

Verde

A cor que predomina nas matas, nos campos e florestas. Acalma os sentidos e convida ao relaxamento. Um ambiente com tons de verde traz harmonia e equilíbrio depois de um dia estressante.

Violeta

Suntuosidade e espiritualidade. Esta cor enaltece o ambiente proporcionando uma atmosfera de requinte e sofisticação.


A COR E A LUZ

A qualidade e a quantidade de luz natural e artificial são muito importantes na escolha dos tons cromáticos. As cores podem alterar ou realçar a luminosidade de um ambiente.As tonalidades mais claras tendem a refletir melhor a luz e os tons escuros ao contrário, refletem pouco a luminosidade, principalmente quando utilizados em pisos.


A COR E OS BEBES

Até os recém nascidos já tem suas características pessoais. Naturalmente eles não conseguem se expressar ou fazer suas escolhas, pelo menos no início de suas vidas. Então porque não ajudar o desenvolvimento dos seus sentidos?

Qualquer cor suave ou pastel é adequada para o quarto, onde dormir é a principal atividade. Toda gama de tons pastéis desde azuis, verdes e amarelos, passando pelo pêssego e lavanda, são bem vindos e transmitem sensação de tranqüilidade e harmonia. Procure atrair a atenção dos pequenos com um tom mais forte ou um desenho interessante nas partes mais altas das paredes. Os bebes não conseguem distinguir cores pastéis, mas com o passar dos meses já começam a perceber contrastes.

Enfeites presos no teto ou no berço como móbiles, devem ter formas geométricas diferentes e cores bem brilhantes ( azul, vermelho, amarelo) pois estas cores estimulam os bebes na hora de brincar.

Os brinquedos podem ser outro ponto de atração no quarto. Um ambiente todo branco com uma cesta rosa Pink ou verde Cítrico , com bichos e brinquedos coloridos, pode fazer toda a diferença na decoração.

No mais, a atenção e o carinho da mamãe, transformam o quarto do seu bebe, em um pedaço do paraíso para você e para ele.

aviso-portal