Publicado em Festas e Comemorações em 22/06/2017

Famoso nos Estados Unidos, o smash the cake (“esmagar o bolo”, na tradução) está conquistando cada vez mais as mamães e os papais brasileiros. O ensaio fotográfico é simples e muito divertido: o bebê é clicado quando mexe no doce com as mãozinhas e faz aquela sujeira que deixa os papais de cabelos em pé. De modo geral, o smash the cake costuma ser feito para comemorar o primeiro ano do bebê, mas não existe regra em relação à idade.

Há quem prefira as facilidades de um estúdio, porém, o smash the cake fica ainda mais charmoso quando é feito ao ar livre. Para quem não abre mão das comidinhas saudáveis até na brincadeira, uma solução é usar frutas e fazer um smash the fruit (“esmagar a fruta”). Veja as dicas que preparamos a seguir:

#1 Separe os materiais

Apesar de ser simples, alguns itens são indispensáveis para não ter imprevistos na hora do smash the cake. São necessários para o ensaio: o bolo (é claro!), uma toalhinha para forrar o chão, acessórios para colocar no bebê (opcional) e decoração, que pode ser feita com plaquinhas, balões, bandeirinhas e pelúcias. Ah, e para não deixar o bebê todo sujinho depois de terminar os cliques, não se esqueça das Toalhas Umedecidas Lillo Baby.

#2 Escolha o lugar

Um dos lugares preferidos para o smash the cake é um parque. Procure um lugar tranquilo, preferencialmente onde tenha grama, para montar um minicenário para fotografar o bebê. Prefira um dia em que a temperatura esteja bem agradável e com céu aberto, mas não se esqueça de proteger seu filho dos raios solares. Por isso, o ideal é que a sessão de fotos seja feita antes das 10h.

#3 Faça o bolo

Para o bebê se sujar mais facilmente durante o smash the cake, prepare um bolo molhadinho (para ficar fácil de “esmagar”) com cobertura de chantilly. Se preferir, faça um bolo com mais de uma camada ou um cupcake gigante. Caso opte pelo smash the fruit, a melancia é uma boa alternativa. Use apenas ¼ da fruta para o ensaio.

#4 Prepare o bebê

Escolha uma roupinha confortável e opte por peças de cores neutras, como um body branco, para que as demais cores se destaquem nas fotografias. No smash the cake, os bebês também costumam ficar apenas de fraldinha, mas se o ensaio for ao ar livre, é preciso que o tempo esteja quente. Antes da sessão de fotos, se possível, faça uma prévia, para que o pequeno não se assuste com a sujeira.

#5 Estude o básico de fotografia

Antes do grande dia, busque algumas técnicas básicas de fotografia em tutoriais na internet, como composição, enquadramento, como criar um fundo desfocado, entre outras. Se deseja fazer o smash the cake ao ar livre, treine fotografia com luz natural. No momento dos cliques, não se preocupe se o seu filho não olhar para a câmera, pois as fotos espontâneas são as mais desejadas.