Publicado em Festas e Comemorações em 16/09/2016

A festa do pijama pode ser uma alternativa para comemorar o aniversário do seu filho ou simplesmente reunir os amiguinhos mais próximos. Basta organizar a festinha com antecedência e abusar da criatividade. Para as crianças que não conseguem passar a noite longe das mamães, há a opção de fazer a festa no período da tarde. Apesar de exigir organização, não é uma festa para muitos convidados nem para adultos. É simples e fácil: tenha em mente que os principais objetivos são divertir os pequenos e, se a intenção for pernoitar, prepará-los para uma noite de sono tranquila. Vamos começar?

Checklist

Com um caderninho em mãos, anote tudo o que vai precisar para tornar este momento especial e divertido. Antes de iniciar a organização, é importante decidir quantos amigos serão convidados. Não existe regra, mas a quantidade ideal para a festa do pijama é de até seis crianças, já contando com o filho. O número par pode ser interessante para brincadeiras em dupla. Se a ideia é reunir vários amigos, conte com a ajuda de mais pessoas para supervisionar a criançada.

Depois de selecionar os coleguinhas, faça uma lista do que deve ser comprado e do que será pedido para os pais das crianças. Também anote detalhes que não devem ser esquecidos, como os telefones, endereços, tipos de alergias e contatos de emergência das crianças. Uma das principais preocupações é em relação aos colchões. Quem está organizando a festa pode ficar responsável por comprar ou alugar, ou então pedir para cada coleguinha trazer o seu. Caso escolha a primeira opção, opte por colchonetes ou colchões infláveis, que são indicados para acampamentos.

Convite

Apesar das tecnologias atuais que permitem trocar mensagens instantâneas, o convite tradicional nunca sai de moda. Faça você mesmo: imprima um modelo e escreva as informações sobre a festa do pijama, como data, local com ponto de referência, hora da chegada (horário em que as crianças devem ser levadas para o encontro), hora da saída (horário em que os pais devem pegar os filhos) e, principalmente, o que precisa ser levado: travesseiro, cobertor ou edredom, escova de dente, pente ou escova de cabelo, toalhinha, objetos com os quais a criança esteja acostumada a passar a noite, medicamentos (se for o caso) e uma troca de roupa para o dia seguinte ou para imprevistos, como molhar o pijama. Se preferir, os itens de higiene podem ser oferecidos como lembrancinha.

dicas-para-organizar-uma-festa-do-pijama_5

dicas-para-organizar-uma-festa-do-pijama_4

Brincadeiras

O ápice do encontro noturno é a hora das brincadeiras! Para manter a festa do pijama mais organizada e divertida, vale criar um roteiro de atividades e deixar tudo preparado. Apesar disso, as crianças podem querer mudar os passatempos, e é normal que isso aconteça. Afinal, elas gostam de participar das decisões. Portanto, esteja preparado para mudar os planos.

dicas-para-organizar-uma-festa-do-pijama_3

Para espantar o tédio, mantenha as crianças ocupadas na maior parte do tempo, a ponto de se cansarem e sentirem vontade de ir para a cama. Entre as brincadeiras ideais para a noite, considere as clássicas, como mímica, morto-vivo, estátua, cobra-cega, jogo da velha, jogo da memória, entre outras. Essas opções são indicadas pois não necessitam de muito espaço. Ah, e a sessão cineminha, claro! Esse momento costuma ser o mais esperado pelos pequenos. Lembre-se de que uma animação já é suficiente para entretê-los por mais de uma hora.

Comidinhas

O horário noturno pede comida mais leve e de fácil digestão. Lanchinhos e sucos naturais são uma boa pedida para compor um cardápio mais saudável para as crianças. Para facilitar, prepare tudo e faça embalagens individuais, assim fica mais fácil servir os pequenos. Para a hora do filme, a pipoca não pode faltar! Portanto, se houver lanchinho, sobremesa e, mais tarde, pipoca, é bom dosar a quantidade desses alimentos para não deixá-los tão cheios.

Quanto à sobremesa, um docinho costuma agradar a todos. Para tornar o momento ainda mais divertido, os pequenos podem participar do preparo como se fosse uma oficina de culinária. Eles não precisam participar de todo o processo: o doce pode ficar semipronto. Que tal preparar deliciosos cupcakes? Os minichefs podem ficar responsáveis pela confecção final, que vai no topo dos bolinhos.

dicas-para-organizar-uma-festa-do-pijama_2

Decoração

Quando o assunto é a decoração da festa do pijama, não tem segredo: o tema, por si só, já facilita bastante. Na cozinha ou na sala, um painel decorativo com o tema deixa a festinha ainda mais charmosa. Faça você mesmo: crie um varal com barbante e pendure desenhos em formato de lua e estrela usando papel cartão, com uma nuvem em toda a sua extensão. Se preferir, esses desenhos podem ficar cortadinhos e prontos para serem confeccionados pelas crianças, com bolinhas de papel crepom ou tinta guache.

Uma ideia simples e econômica é espalhar adesivos que brilham no escuro na sala e no quarto e usar lâmpadas coloridas ou abajur de tomadas para criar um efeito “escurinho”. Também vale distribuir pulseiras coloridas de neon. Para deixar o cenário ainda mais interessante, cabaninhas com tule transparente podem ser montadas nos colchonetes. Tudo pronto? Agora é só aproveitar cada segundo! Não se esqueça de registrar os pequenos se divertindo e compartilhar com os pais.