Publicado em Chá de Bebê em 24/08/2016

Depois da notícia da gravidez, a rotina da futura mamãe costuma ser corrida: idas ao médico, exames, preparativos para a chegada do bebê, comprinhas, mudança, enfim, sobra pouco tempo para encontrar familiares e amigos. Por isso, o chá de bebê é um bom momento para reunir pessoas queridas e celebrar esta fase muito especial! Mas, quando a situação financeira não está favorável, muitas mulheres acabam desistindo de realizar o evento. Não perca a chance: faça um chá de bebê gastando pouco! Além disso, é uma oportunidade para receber presentinhos úteis, ajudando assim a economizar nos próximos meses. Na hora de organizar, uma amiga que gosta do desafio pode dar uma força nos preparativos, a começar pela confecção dos convites.

Convite

Para economizar nos convites para o chá de bebê, vale pesquisar na internet alguns modelos prontos para impressão. A maneira ideal para convidar amigos e familiares é pessoalmente. Porém, com tanta correria do dia a dia, é compreensível que o convite seja enviado por meios eletrônicos, como e-mail, redes sociais e até WhatsApp. Basta ter uma imagem com os detalhes do evento, como dia, horário e local. Se for incluir dicas de presentes, organize uma lista. Alguns sites e lojas físicas já possuem modelos personalizados.

Versão Feminina

2_Convite

Versão Masculina

Convite

Comes e bebes

Um dos pontos que costumam preocupar as futuras mamães é o que oferecer aos convidados. O chá de bebê não é uma festa, então não se preocupe tanto com isso. O encontro costuma durar poucas horas. Portanto, dificilmente algum convidado está esperando um banquete. O mais importante é reunir amigos e familiares para celebrar a chegada do bebê. Escolha um horário pós-almoço, ou seja, por volta das 14h ou 15h. Em relação à comida, opte por receitas práticas e baratas, como pães ou torradas com patês e frios ou lanchinhos naturais, que podem ser feitos horas antes do evento sem que percam o frescor. Para acompanhar, o suco natural ou de polpa de frutas congeladas, além de ser uma opção saudável, é fácil de preparar, rende mais e custa pouco. Para ficar mais fácil e organizado, o ideal é colocar à mesa porções individuais.

sanduíches

sucos

Docinhos

Os doces não são apenas uma delícia, mas também estão ligados ao universo infantil, deixando o chá de bebê ainda mais charmoso. Na hora de preparar os docinhos, a futura mamãe pode optar por receitas clássicas que dão água na boca, como brigadeiro e beijinho, e colocá-las em potinhos descartáveis, que são facilmente encontrados em lojas de utensílios para festas. Vale considerar outras sobremesas práticas, como gelatina colorida, bolo caseiro ou mousse. Os cupcakes estão em alta e são fáceis de fazer e de enfeitar.

3_Como economizar no cha de bebe

Bolo artístico

O bolo artístico, conhecido também como bolo cenográfico ou bolo falso, costuma ser o charme do chá de bebê. Ele pode ser confeccionado em casa com materiais facilmente encontrados, como isopor, que já vem no formato das camadas, papelão, folhas em EVA e cola quente. Procure dicas na internet de como fazer. Porém, se quiser ter menos trabalho e economizar, o bolo de fraldas descartáveis é a melhor opção. Com fitas, laços e acessórios de bebê, o bolo fica ainda mais especial. É só usar a criatividade e deixá-lo como quiser!

bolo azul bolo de fraldas

Decoração

A decoração do chá de bebê pode ser simples e charmosa ao mesmo tempo. O principal foco é a mesa onde ficam os comes e bebes. Portanto, não há necessidade de enfeitar todo o ambiente. Para economizar na decoração, a futura mamãe pode fazer um varal atrás da mesa e pendurar roupinhas de bebê, acessórios, fotos, brinquedos e pelúcias. Vale usar pregadores coloridos ou customizá-los com as cores ou tema do chá de bebê.

varal de roupas

Lembrancinhas

A customização das lembrancinhas pela futura mamãe, além de ser uma opção econômica, torna o chá de bebê ainda mais especial e inesquecível. Nessa hora, o papai, a vovó, a titia e os amigos também podem participar. Para economizar e ao mesmo tempo surpreender os convidados, uma opção é utilizar retalhos de feltro e miçangas para montar bonequinhos, que podem ser transformados em ímãs de geladeira ou chaveiros. Não precisa ser expert em costura. Se tiver dificuldades, pode utilizar cola branca ou quente. O resultado é uma lembrancinha exclusiva, que certamente todos guardarão com muito carinho!

boneco de feltro