Publicado em Chá de Bebê em 29/11/2016

Famoso nos Estados Unidos, o chá de revelação está conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros e já virou tendência para os futuros papais. Como o próprio nome já diz, a festa revela o sexo do bebê para os convidados, inclusive para quem está esperando o filho. Para realizar esta confraternização, a futura mamãe precisa contar com a ajuda de pelo menos uma amiga ou parente. Somente a pessoa escolhida poderá ter acesso ao resultado do exame. O ideal é que o chá de revelação seja feito logo após a descoberta, para acabar com a ansiedade da mamãe e de todos.

Primeiros passos

Depois de decidir pelo chá de revelação, antes do ultrassom a futura mamãe deve contar ao seu obstetra que apenas uma pessoa de confiança foi escolhida para saber o sexo do bebê. Para as mamães ansiosas, uma opção é realizar o teste de sexagem fetal, que tem 99% de eficácia a partir da 8ª à 10ª semana de gestação. Uma das principais dúvidas é se a futura mamãe pode participar da organização do chá de revelação. Ela pode, sim, mas sem que tenha acesso às pistas sobre o sexo do bebê, para não estragar a surpresa. Essa informação é exclusiva de quem será responsável pelo pedido do bolo. Os futuros papais podem ficar cuidando dos demais preparativos, como convites, decoração e lembrancinhas, mesclados em tons de azul e rosa, já que não se sabe se é menino ou menina.

Convite

A criatividade começa no convite do chá de revelação e a única regra é que precisa ser “unissex”. Como uma das principais atrações da comemoração é a aposta dos convidados em relação ao sexo do bebê, o convite pode contar um pouco sobre a brincadeira:

Sua aposta pode valer uma lembrancinha muito especial! Pra você, é menina ou menino?

(Se os nomes já foram decididos, escreva-os no lugar do sexo).

No mesmo convite, um espaço para resposta pode ser deixado, com um pedido para levá-lo no dia da confraternização:

No grande dia, traga o convite com sua aposta e boa sorte!

Decoração

Para decorar o chá de revelação, utilize duas cores, preferencialmente rosa e azul. Veja a seguir algumas ideias para se inspirar:

6cha-de-revelacao-dicas-de-como-organizar

 1cha-de-revelacao-dicas-de-como-organizar

2cha-de-revelacao-dicas-de-como-organizar

Imprima as plaquinhas e personalize os cupcakes:

4cha-de-revelacao-dicas-de-como-organizar

Brincadeiras

O chá de revelação pode ser muito divertido para toda a família, já que os convidados podem interagir com os futuros pais. Uma boa ideia é personalizar adesivos com “é menina” e “é menino”, para que as apostas dos participantes sejam reveladas. Assim, durante o evento os papais ficam por dentro das expectativas, já que uma das brincadeiras mais comuns é a tentativa de adivinhar o sexo do bebê. Logo na chegada, cada convidado pode fazer um palpite, seja trazendo o convite, como citado anteriormente, ou escrevendo-o em um papelzinho. Para separá-los, é necessário criar uma caixinha para cada tipo de aposta, uma para o sexo feminino e outra para o masculino. No final, depois de ter revelado o sexo do filho, os papais podem sortear uma lembrança para quem acertou e quem errou.

Uma das alternativas para distrair os convidados e também tornar o momento muito divertido é preparar perguntas sobre a futura mamãe e o futuro papai, sobre a gestação e outras informações em relação à família. Na hora da brincadeira, quem quiser participar deverá entrar em uma fila. O mais importante não é acertar a resposta, mas sim participar. As questões podem ser formuladas pelos papais antes da festa, como “qual a semana atual de gestação?”, “além do novo membro da família que virá, já temos um cachorrinho que se chama?”, “o papai já engordou quantos quilos desde a notícia da gravidez?”, e por aí vai. Todos podem ganhar uma lembrancinha especial.

Revelação

O grande ápice deve ser deixado para o finalzinho do evento, o bolo de revelação. É no recheio que está o segredo que todos querem saber: se estiver na cor rosa, é uma menina; se estiver na cor azul, um menino. A hora de partir o bolo é a mais emocionante da festa. Juntos, mamãe e papai devem pegar uma espátula cada um, cortar o mesmo pedaço do bolo e, em seguida, mostrar para todos os convidados.

3cha-de-revelacao-dicas-de-como-organizar

Outra forma bem divertida de fazer a revelação é utilizando balões. A cor dos balões irá representar o sexo do bebê. A pessoa que foi escolhida para saber o sexo do bebê irá encher o balão que corresponde à cor do sexo do bebê com gás hélio, o balão da outra cor com oxigênio, e irá colocá-los numa caixa. Na hora da revelação, os papais abrem as caixas e o segredo será revelado quando um deles voar. O sexo do bebê será representado pela cor do balão que voar.

O momento costuma ser acompanhado de muita emoção, com abraços e votos de familiares e amigos. Para torná-lo ainda mais inesquecível, registre com uma filmagem e fotografias.