Publicado em Primeiros Passos em 09/03/2016

Antes de colocar o filho na escola, a mamãe e o papai devem avaliar não só o método de ensino, mas também tudo o que envolve o bem-estar da criança no ambiente escolar:

  • Proposta de ensino
    Escolha o método de ensino que prefere: tradicional, que prioriza a disciplina da criança; lúdica, que tem como foco as brincadeiras na escola; ou socioconstrutiva, que planeja situações de aprendizagem escolar de acordo com a faixa etária.
  • Segurança
    Fique de olho na estrutura da escola, se tem escadas e rampas com grades de proteção, se as janelas têm telas, se as tomadas estão cobertas. Os produtos de limpeza devem ser mantidos fora do alcance das crianças.
  • Limpeza
    Observe se os funcionários da escola têm uniformes limpos e se lavam as mãos com frequência. Os brinquedos, as fantasias, os tapetes e os móveis devem ser higienizados periodicamente.
  • Localização
    Quanto mais perto de casa ou do trabalho, melhor. Isso porque a mamãe pode ter que comparecer à escolinha quando for preciso, a qualquer hora do dia. Além disso, ajuda a diminuir o estresse da criança.
  • Atividades extras
    Balé, natação, judô e música são atividades que complementam o ensino escolar, e são ótimas para serem desenvolvidas na primeira infância. Quando praticadas na escola, favorecem ainda mais as relações sociais.