Publicado em Saúde do Bebê em 21/05/2016

O desenvolvimento do bebê acontece de cima para baixo, ou seja, primeiro vem a força para sustentar o pescoço e suportar o peso do resto do corpo. Com o tempo, ele adquire força para deixar a coluna ereta. Esse processo acontece até os oito meses de vida, portanto, a partir dessa idade, ele começa a aprender como se sentar.

Por isso, a mamãe não precisa se preocupar tanto, porque trata-se de um processo natural. Caso não aconteça até os 10 meses, pode haver alguma dificuldade neurológica que afeta diretamente o desenvolvimento do bebê. Lembre-se: a motivação é essencial, mas deve ser feita com cuidado. Forçá-lo a realizar movimentos dos quais ainda não é capaz pode ser ainda mais prejudicial ao bebê.

Puxar o bebê pelos bracinhos, deixá-lo encostado em almofada por muito tempo e fazer movimentos de “serra-serra” são atitudes não recomendadas na hora de estimular o bebê a sentar. O melhor a fazer é segurá-lo de maneira firme e não forçar movimentos. Quando ele se sentar sozinho, significa que está preparado, porque já tem músculos mais fortes.

Incentive-o com brinquedos, assim ele estende os braços e mãos e aprende a suportar o peso do pescoço. Logo o bebê começa a sentar. Lembre-se: cada bebê se desenvolve em um ritmo, de modo particular. Ele nem sempre segue à risca determinadas datas. Sempre que o bebê conquistar uma etapa, estará pronto para a próxima. Por isso, evite comparações e tenha paciência.