Publicado em Primeiros Passos em 03/06/2016

Brincar é a melhor alternativa para estimular os sentidos do seu bebê. Durante a fase de descobertas do bebê, o papai, a mamãe e toda a família têm papel importante para incentivar o aprendizado por meio das brincadeiras. Esse momento é repleto de curiosidades importantes para o desenvolvimento do bebê.

Estimule seu bebê de acordo com a fase

Antes dos 3 meses
Nessa fase, o bebê pode ser estimulado com cores vivas, sons e a sua própria imagem refletida. Para isso, use chocalhos, móbiles e espelhos inquebráveis. Faça sons imitando os animais e outros barulhos divertidos.

A partir dos 3 meses
O desenvolvimento da coordenação motora do bebê começa nesse momento, então, é hora de estimular as brincadeiras com as mãos. Para iniciar o desenvolvimento da linguagem, peça para o bebê repetir suas palavras e escolha brinquedos com sons diferentes.

Dos 6 meses em diante
A partir dos 6 meses, o bebê começa a explorar o mundo com a boca. Por isso, a mamãe deve providenciar objetos próprios para serem levados à boca com segurança, como mordedores macios e texturizados.

Primeiros passos
Quando o bebê começa a andar, o mundo de descobertas não tem fim. Escalar, correr e pular são atividades que ficam mais intensas nessa fase. Estimule a imaginação do seu bebê com brincadeiras diversas e mostre os utensílios da casa. Peça para o seu filho imitar os seus gestos, caretas e sons. Uma boa opção é contar histórias com marionetes e livros com texturas. Brincar com água no banho estimula a coordenação motora e, ao mesmo tempo, relaxa o bebê.