Publicado em Primeiros Passos em 11/07/2016

No início, toda mamãe tem dúvidas de como criar uma rotina para o bebê. Primeiro, é preciso saber que cada criança tem seu ritmo de aprendizado. Diferentemente dos adultos, a criança não se preocupa com as tarefas do dia, a não ser que a mamãe e o papai comecem a ensiná-la sobre a importância de se ter um dia a dia organizado. Portanto, no começo, a tarefa de organizar o tempo da criança é dos papais. Por meio da rotina, a criança começa a guardar todos os passos necessários para o dia: hora de acordar, banho, refeições, brincadeiras, entre outros. Parece bobeira, mas a rotina ajuda a tornar a criança mais segura. Por exemplo, ela já sabe que, no fim da tarde, os pais a buscam na escola.

Em relação às tarefas diárias, a mamãe e o papai podem definir horários para os acontecimentos. Para começar, anote em um caderno quais são as necessidades do dia a dia, como banho, almoço, lanche, brincadeiras, jantar, hora de ir para a cama. A lista deve conter os passos desde quando a criança acorda até o momento de ir dormir. Depois, é bom colocar os possíveis horários e tempo de cada atividade. Apesar disso, a mamãe não precisa seguir à risca. Estas anotações servem apenas para orientá-la nos primeiros dias.

A falta de organização das tarefas diárias influencia o comportamento da criança e pode até prejudicar o desempenho nos estudos. Por exemplo, quando a criança é incentivada a guardar os brinquedos, passa a entender que esta etapa deve ser realizada todos os dias, inclusive na escolinha. Quando atitudes como esta passam a fazer parte da rotina da criança, ou seja, por meio de regras e costumes, ela cresce mais organizada e se torna mais responsável, principalmente na adolescência e fase adulta. Ainda assim, há momentos em que a mamãe e o papai precisam ser flexíveis. Aos poucos, a criança se adapta à rotina requerida pelos pais.

Como criar uma rotina para o banho do bebê

Para o banho do bebê, o ideal é que a mamãe escolha horários de acordo com a temperatura. Nos dias mais frios, o início da tarde costuma ser mais apropriado. Já para os dias quentes, a mamãe pode dar um banho antes do almoço e outro antes da hora de dormir. O banho noturno, além de relaxar o corpo do bebê, pode ser uma boa estratégia para fazê-lo dormir bem todos os dias. Claro que existem situações em que o bebê precisará tomar banho em horários diferentes, por exemplo, para ir a uma festinha.

Como criar uma rotina para o sono do bebê

Entre todas as tarefas, criar uma rotina de sono para o bebê costuma ser a mais desafiadora para a mamãe. Mas, com paciência e dedicação, os papais tiram este desafio de letra! O banho, como dito anteriormente, pode ajudar a fazer a criança dormir. Os papais também podem utilizar estratégias que devem se repetir todos os dias, como colocar o pijaminha, contar histórias, entre outras. O importante é que a criança não se sinta forçada, pois o estresse pode adiar ainda mais a hora de dormir. Quando as coisas acontecem de forma natural, a criança se adapta à rotina mais facilmente.