Publicado em Hora do Banho em 29/11/2016

O primeiro banho do bebê é dado ainda na maternidade, cerca de 3 horas após o seu nascimento, quando sua temperatura corporal e suas funções cardiorrespiratórias estiverem estáveis. Antes do banho, o recém-nascido é aquecido para se adaptar ao ambiente externo. Na ida para casa, os primeiros banhos do bebê costumam deixar os papais preocupados, principalmente porque o choro da criança é inevitável. Ela chora porque estranha a mudança de temperatura no corpo. Não se preocupe, mamãe, é só uma fase de adaptação. Com o passar do tempo, o momento tem tudo para ser prazeroso tanto para o bebê quanto para a mamãe, o papai, a vovó…

Preparando o bebê

Antes de iniciar o banho do bebê, a fralda deve ser conferida. Caso esteja com xixi ou cocô, o que é bem provável, o bumbum, a genitália e as dobrinhas precisam ser higienizados com algodão ou Toalha Umedecida Lillo Baby, que é mais prática. Utilize uma toalha umedecida pra cada tipo de sujeira. Esse procedimento é uma pré-higiene que evita a contaminação da água da banheira. Lembre-se de que, se for uma menininha, o movimento da higienização deve ser feito sempre de frente para trás, para não levar bactérias do bumbum para a vagina.

Dica prática

Para tornar o banho do recém-nascido mais rápido e prático, envolva-o em uma toalha e, antes de colocá-lo na banheira, higienize os olhos com algodão umedecido, sempre de fora para dentro, ou seja, da orelha em direção ao nariz. Lave também o rosto dele com um pouco de água, sem sabonete. Antes do banho, passe um pouco de óleo de bebê para amolecer as crostinhas que costumam aparecer no couro cabeludo. Isso funciona como uma pré-higiene para facilitar o banho.

Preparando o banho

Antes de começar o banho, separe tudo que precisa. Tudo tem de ficar bem pertinho, ao alcance das mãos. O ideal é utilizar o mesmo espaço para o banho e a troca de roupas, além de fechar janelas e portas, para evitar correntes de ar no ambiente. O local precisa estar com uma temperatura bem agradável para a mamãe, para que a criança não sinta frio.

Vamos à lista de itens necessários para o banho do bebê:

 Banheira

Utilize apenas banheiras que têm o selo do Inmetro, que garante a qualidade e a segurança do produto. É importante higienizá-la a cada banho. Não deixe que a água ultrapasse o umbigo do bebê.

Toalhas umedecidas

As toalhas umedecidas são verdadeiras aliadas da mamãe não só durante a troca de fraldas, mas também para preparar o bebê para o banho. Devem ser utilizadas para retirar vestígios de cocô ou xixi e evitar a contaminação.

Sabonete, Shampoo e Condicionador

Na hora do banho, o sabonete neutro líquido permite manuseio mais fácil, portanto, é o mais indicado. Ele deve ser aplicado primeiro na mão da mamãe e depois na pele do bebê, de maneira delicada, espalhando por todo o corpinho. Vire a criança de costas e repita o processo. Não esqueça de limpar as dobrinhas e atrás das orelhas. O shampoo e o condicionador devem limpar os cabelos e o couro cabeludo dos bebês, deixando os fios limpos e macios. Atenção: Escolha produtos que sejam específicos para a pele delicada do bebê.

Toalha

Ao tirar o bebê da banheira, envolva-o em uma toalha. O modelo de toalha com capuz é o mais adequado para o bebê, pois irá aquecê-lo mais rapidamente. Recomenda-se que seja confeccionada 100% em algodão, para absorver a umidade do corpo com mais facilidade.

 Hastes flexíveis

As hastes flexíveis servem para higienizar o coto umbilical e outras partes externas do corpo, ou seja, não devem ser utilizadas para limpar a parte interna do ouvido.

Temperatura da água

A temperatura da água deve se ajustar à estação do ano, mas varia em torno de 36 e 37 graus. Utilize a parte inferior do antebraço para medição da temperatura da água, pois a pele é mais sensível nessa região.

Fralda

Quando for separar a fralda para o pós-banho, separe duas e previna-se contra imprevistos, como cocô logo após a saída da banheira.

Pós-banho

Para evitar assaduras, é preciso que o pequeno fique bem sequinho. Por isso, certifique-se de que todas as partes do corpo do bebê estão secas, com atenção para as dobrinhas, bumbum e genitália. O uso de creme específico também pode ajudar na prevenção de assaduras. O momento logo após o banho pode ser oportuno para a mamãe fazer uma massagem utilizando um óleo especial para a pele delicada do bebê e, assim, deixá-lo ainda mais relaxado.

 Para vestir a criança com mais praticidade, deixe todas as peças ao alcance das mãos e comece pela parte de cima, onde ela sente mais frio. Na hora de pentear os cabelos, opte por uma escova de cerdas finas. Caso utilize pente, é necessário que seja com pontas arredondadas, para não machucar o couro cabeludo do bebê. Pronto, banho tomado, sem mistérios!

Passo a passo do banho do bebê

  1. Antes de começar, retire acessórios das mãos e dedos, como relógios, pulseiras e anéis.
  2. Lave bem as mãos com sabonete neutro e água corrente.
  3. Coloque ⅓ de água morna na banheira.
  4. Utilize o antebraço ou termômetro para medir a temperatura, que deve ser de 36 °C a 37 °C.
  5. O bebê já pode ser colocado na banheira. Para não assustá-lo, encoste os pezinhos na água primeiro.
  6. Segure-o pelo braço e apoie as costas e parte da nuca no antebraço. A cabeça deve ficar um pouco mais levantada que o restante do corpo.

guia-pratico-do-banho-do-bebe-5      7. Com apenas uma gotinha de sabonete na mão, faça movimentos circulares na cabeça.

guia-pratico-do-banho-do-bebe-6

8. Delicadamente, lave a parte da frente do corpo: pescoço, tórax, abdômen, braços, mãos, pernas e pés.

guia-pratico-do-banho-do-bebe-1

9. Depois, vire-o para higienizar a parte de trás do pescoço, costas e parte genital.

guia-pratico-do-banho-do-bebe-4

10. Retire o bebê da banheira, envolva-o em uma toalha e coloque-o numa superfície segura.

guia-pratico-do-banho-do-bebe-2