Publicado em Hora do Banho em 15/12/2016

Uma das dúvidas das mães de primeira viagem é em relação aos cuidados com as madeixas do bebê. No Brasil, o hábito de tomar mais de um banho por dia faz muitas mães lavar a cabeça do bebê com frequência. Mas será que é necessário lavar o cabelo do pequeno todos os dias?

Segundo a Dermatologista Miriam Sabino, do Fit Body Pilates, lavar o cabelo do recém-nascido uma vez por dia basta. “O cabelo do recém-nascido pode ser lavado todos os dias, pois é suscetível a infecções, sendo necessário mantê-lo limpo neste período”, explica.

Depois do primeiro mês, em dias muito frios, a mãe pode até não lavar o cabelo todos os dias, mas é importante que ela verifique a presença de crostas, pomadas, entre outras sujeiras no couro cabeludo. “Durante os primeiros dias é natural que o cabelo do bebê permaneça oleoso devido à ação do hormônio androgênio”, comenta a dermatologista.

Nos primeiros banhos do recém-nascido é necessário usar óleo infantil para amolecer as crostas antes de aplicar qualquer produto no couro cabeludo.
O ideal é lavar a cabeça do recém-nascido fora da banheira enrolado em uma toalha para ele não sentir frio. “A mãe deve inclinar o bebê sobre uma bacia segurando o corpo no braço e a cabeça na mão esquerda, deixando a mão direita livre. Na hora de jogar a água, proteja os ouvidos da criança e evite que entre água no ouvido”, sugere a Dra. Miriam.

Nesta idade também não é recomendado esfregar ou massagear o couro cabeludo. Enxague bem os fios até retirar todo o resíduo do shampoo. Para secar, use a toalha.
Se você quer manter a higiene dos cabelos do seu pequeno, utilize apenas produtos infantis. “Opte pelos produtos com pH neutro. E não há necessidade de usar condicionador nos primeiros meses. Outra dica é que o banho seja rápido, e a água deve estar com a temperatura de 37 °C”, recomenda a médica.
O condicionador pode ser usado em bebês com cabelo encaracolado e maiores de 12 meses na hora de pentear os fios. Lembre-se de que até o sexto mês o bebê ainda tem um cabelo fetal. Por isso, alguns cuidados são importantes.

Outra dica é que o bebê não durma de cabelos molhados. “O uso de secador está liberado para bebês acima de 6 meses. A temperatura deve ser a mais fraca e a mãe deve manter uma distância mínima de 30 centímetros entre o secador e o couro cabeludo”, frisa a médica.

Cabelos saudáveis

Confira outras dicas da dermatologista na hora de lavar o cabelo do seu bebê:

  • O banho deve ser encarado como um momento de interagir com a família. Os pais devem dar o banho juntos e brincar com o seu filho;
  • Se houver necessidade de o bebê tomar mais de um banho por dia, evite passar o sabonete mais de uma vez para não ressecar a pele dele;
  • A temperatura da água deve estar entre 36 e 37 °C.

Fonte – Dermatologista Miriam Sabino / CRM: 107351

aviso-portal