Publicado em Hora do Banho em 08/06/2017

Para quem não abre mão da praticidade nos cuidados com o bebê, o banho no chuveiro é uma boa alternativa. Além disso, o contato pele a pele ajuda a fortalecer o vínculo entre mãe/filho e pai/filho e ainda estimula o sistema imunológico do bebê. Mas atenção: espere o bebê completar pelo menos três meses de vida para dar o primeiro banho no chuveiro.

A melhor maneira de dar banho é aquela em que os pais tenham estabilidade e se sintam seguros. E para os papais que querem iniciar o banho no chuveiro, o chuveirinho/ducha pode ser um grande aliado até o pequeno se acostumar com a novidade.

 

Algumas dicas para o banho do bebê no chuveiro:

  • É indispensável que o banho do bebê no chuveiro seja tão seguro quanto na banheira. Portanto, providencie um tapete para banho com material antiderrapante. O uso de bancos ou cadeiras também ajuda a dar estabilidade na hora do banho.
  • Apesar de ser mais prático, o banho do bebê no chuveiro não deve ser feito quando os papais estão com muita pressa. O momento exige muita atenção, cuidado e paciência.
  • Antes de levar o pequeno ao chuveiro, é ideal que o banho da mamãe ou papai já tenha sido tomado.
  • Separe tudo que for necessário para o momento do banho: sabonete líquido, shampoo e condicionador. E por falar em banho, a Lillo tem uma coleção muito especial para o seu bebê. Seus produtos são feitos com extratos naturais que não ardem nem irritam os olhos do pequeno. Para saber mais, clique aqui.
  • Feche portas e janelas para evitar correntes de ar. Assim, o bebê não corre o risco de passar muito frio antes e depois do banho.
  • Não é segredo que a pele do bebê é muito sensível. Na hora do banho, abra o chuveiro e espere a água ficar bem morninha, mesmo nos dias mais frios.
  • Quanto mais fraco for o caimento da água do chuveiro, melhor. Certifique-se de que a pressão da água não está muito forte e evite que a água caia diretamente no rosto da criança. Atenção: tenha cuidado para não deixar entrar água no ouvido.
  • Aproveite a proximidade para tornar o momento relaxante para o bebê e faça movimentos de massagem no corpinho dele.
  • É melhor que o banho no chuveiro seja feito com a ajuda dos papais. Na saída do banho, o outro ajuda a pegar o bebê.